Preloader Image 1 Preloader Image 2

Investimentos para quem está começando do zero: aprenda 5 opções para iniciar.

Conheça os 5 principais investimentos para apaixonados pelo mundo financeiro e veja dicas indispensáveis para quem está começando a investir.

Fonte: Google

Muita gente sonha em começar a investir, mas não sabe nem por onde começar. Isso é absolutamente normal. Para dar a largada em busca de uma vida financeira com mais qualidade, é necessário conhecer os principais investimentos para iniciantes.

Antes de adentrarmos no assunto, vale ressaltar que investir não é coisa de outro mundo. É mais fácil do que se imagina, porém, exige cautela, disciplina e objetivos precisos, principalmente em relação ao tempo. Ou seja, se a ideia é realizá-los a curto, médio ou longo prazos.

A seguir, mergulhe nos cinco principais investimentos para começar um futuro próspero.

  • Tesouro Selic

Reconhecido como um dos mais famosos e muito indicado para a criação de uma reserva de emergência, o Tesouro Direto é a porta de entrada para investir, mais precisamente o Tesouro Selic.

Ele é uma excepcional possibilidade para quem busca risco baixíssimo, alta liquidez e rentabilidade vinculada à taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia nacional.

O Tesouro Selic é classificado como um investimento de renda fixa pós-fixado por seguir o desempenho de um indicador da nossa economia, que nada mais é do que a taxa Selic.

  • CDB

Outro investimento que é queridinho dos investidores de primeira viagem é o Certificado de Depósito Bancário (CDB).

O CDB é realizado por bancos que pegam o seu dinheiro em troca de financiar suas próprias demandas. Isso mesmo: você está emprestando dinheiro para o banco.

Em troca, essa instituição te paga juros justos calculados em cima desse empréstimo. Para que tudo isso funcione perfeitamente, esse empréstimo tem um tempo estipulado.

  • LCI e LCA

Ambos são criados por bancos comerciais, mas com finalidades divergentes. Para você que está investindo, não há muita diferença entre eles, mas para o banco que faz a emissão desses títulos tem diferença: o destino do dinheiro captado com cada um dos títulos.

Concluindo: o dinheiro da captação de LCIs vai para o setor imobiliário, enquanto o dinheiro captado mediante LCAs é destinado ao agronegócio. Internamente, eles são bem parecidos com o CDB. Para escolher em qual investir, é preciso avaliar o prazo, o preço e a intuição da emissora.

Um dos grandes atrativos é que esses dois investimentos para iniciantes serem livres de Imposto de Renda.

  • RDB

É um título de renda fixa vinculada ao CDI que funciona de maneira similar ao CDB. Em outras palavras, você empresta seu dinheiro para a instituição financeira que emite o título, e o recebe de volta com juros, que, no caso, são os rendimentos do RDB.

Ele também é um investimento estável, que conta com a guarda do FGC. Diferente dos CDBs, o valor investido no RDB costuma ser resgatado somente no vencimento, por isso tenha convicção de que não precisará desse dinheiro antes do prazo estabelecido.

  • Fundos de renda fixa

Quem está começando a nesse mercado pode ter dificuldade em decidir, por exemplo, em qual título do Tesouro Direto, CDB, LCI ou LCA investir exatamente.

Nessa hora, deixar essa função nas mãos de um profissional pode ser a solução mais fácil. E é aí que entra em cena o gestor de um fundo de investimento de renda fixa. Ele tem o objetivo de buscar boas rentabilidades sem deixar de lado a segurança do patrimônio dos investidores.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.