Preloader Image 1 Preloader Image 2

Prestação de serviços: como funciona esse método de negócio que cresce a cada dia mais.

Empresas de prestação de serviços representam 45% dos negócios nacionais. Conheça essa modalidade e o que ela oferece, na prática, de diferente do comércio de produtos.

Fonte: Google

Uma empresa é caracterizada pelo registro de um CNPJ e por realizar atividades com fins financeiros. E essas atividades são divididas entre as que entregam produtos e as que disponibilizam serviços.

Apesar do alto consumo de produtos, a prestação de serviços é ainda mais influente para a economia do país e representa, aproximadamente, 70% do volume total PIB, segundo o Sebrae.

Mergulhando no oceano da Prestação de Serviço: Transformando Cuidado em uma jornada única.

Hoje, no Brasil, há registro de, aproximadamente, 19 milhões de empresas. Mais de 8 milhões delas pertencem ao mercado de serviços, de acordo com o Data Sebrae. Ou seja, cerca de 45% das empresas do país estão concentradas nas atividades de prestação de serviços. Desse total, 87% são de pequeno porte (MEIs e Microempresas).

O que precisa para uma empresa caracterizar prestadora de serviço? Quais são os tipos de empresa que se encaixam nesse perfil e qual a diferença entre o profissional que presta um serviço e a empresa? Veja as respostas para essas e outras perguntas a seguir.

O que é produto e a sua comercialização e o que é a prestação de serviços?

A prestação de serviços envolve, necessariamente, alguma atividade que se define na execução de um trabalho que não entrega algo material. Em vez de pagar pela transferência da propriedade – conforme feito no comércio de produtos – o consumidor paga pelo trabalho.

A prestação de serviços difere das atividades realizadas em uma venda de produtos. Afinal, um serviço é intangível, não é algo palpável com uma forma definida. O seu valor existe dentro do potencial de entrega dele e o resultado que ele pode oferecer. Já o produto envolve um bem com uma forma física, que pertence a alguém.

Explorando as Características Intransferíveis dos Serviços: A Essência é emprestar suas habilidades.

  • Intangibilidade: não podem ser vistos ou sentidos. É mais difícil captar pelo que você está contratando. Por outro lado, quando você pesquisa o produto, consegue imaginar facilmente o quanto ele vale.
  • Perecibilidade: produtos podem ser guardados. Entretanto, serviços não. Porém, altas demandas podem criar problemas caso haja um planejamento adequado.
  • Variabilidade: a qualidade dos serviços depende de quem presta um serviço e, por isso, há diferença entre empresas ou prestadores de serviços. Ou seja, há grande variação de preço e de qualidade nesse segmento.

Como fazer um contrato de prestação de serviço?

Quando uma pessoa compra algum produto, a nota fiscal e a garantia protegem as duas partes envolvidas na negociação. No caso dos serviços, essa proteção é feita pelo contrato de prestação de serviço.

Um contrato de prestação de serviço pretende deixar claro os direitos e os deveres das partes envolvidas. Para que o contrato tenha validade, não é necessário ter um advogado envolvido nem o registrar em cartório, mas isso depende muito da complexidade do serviço e do tamanho da sua empresa.

Em um mundo orientado pela experiência do cliente, a qualidade da prestação de serviços satisfaz e fideliza. É na excelência que se constrói uma reputação duradoura.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.