Preloader Image 1 Preloader Image 2

FIP: saiba o que é esse fundo de investimento e como ele funciona

Ativo financeiro muito conhecido entre os investidores mais qualificados, o FIP apresenta vantagens que são interessantes para quem pensa em investimento de longo prazo.

FIP
Fonte: Google

O FIP (Fundo de Investimento em Participações) é um conjunto de recursos cujo destino é a aplicação em empresas abertas, fechadas ou até mesmo em sociedades limitadas, que estejam se desenvolvendo.

Assim, caberá a cada administrador elaborar o fundo e a partir daí realizar o todo o processo de prospecção de investidores e captação de recursos por da cota de vendas. 

O FIP é um tipo de investimento em renda variável composto sob a forma de condomínio fechado, ou seja, em que só haverá resgate de cotas após o encerramento do seu período de duração ou quando for deliberado em assembleia que haja sua liquidação.

A participação do fundo no processo de tomada de decisão da empresa investida é devida, tendo influência efetiva na definição das estratégias e na gestão, principalmente por meio de indicação de membros para o conselho.

O que é FIP?

Semelhante aos outros Fundos de Investimentos, o FIP reúne seus investidores em algo parecido com um condomínio, que é administrado por profissionais. No entanto, uma das características principais e diferencial é a possibilidade que há de fazer investimento em empresas que possuem capital aberto.

A finalidade de um FIP é ser participante do processo de tomada de decisão nas empresas as quais investe. Esse tipo de fundo também tem interesse em investir nas empresas que estão se desenvolvendo.

Sendo assim, quem administra o fundo participa de modo ativo da gestão da empresa. Isso pode se dar pela aquisição de ações suficientes para garantir a sua participação no grupo de controle ou por meio de outros instrumentos que resguardem esse direito ao FIP.

Como funciona o FIP?

Como dito anteriormente, o FIP funciona de modo diferente dos demais fundos mais tradicionais. Isso acontece, sobretudo, por causa do objetivo em participar de modo ativo das decisões das empresas.

Sendo assim, o investidor que investe no FIP não procura apenas obter parte dos lucros da empresa. Os cotistas desejam opinar, exercer influência nas decisões que são importantes naquele negócio – obviamente representado na pessoa do gestor do fundo.

Uma das funções de maior importância que é executada por um gestor do FIP é a de indicar os membros que compõem o conselho de administração daquela empresa. Talvez essa característica seja o principal exemplo da forma como esse tipo de fundo atua de maneira ativa na vida política da empresa.

O FIP tem liquidez?

FIP
Fonte: Google

Com relação a liquidez do FIP, ela existe quando ele é negociado na Bolsa de Valores. No entanto, não são todos os fundos que funcionam como fundos tradicionais, que possuem cotas em negociação na bolsa.

O que acontece com maior frequência é o que um FIP possua uma data de vencimento previamente estabelecida. Quando isso ocorre não se consegue fazer o resgate antecipadamente, nem vender as contas antes. A exceção ocorre somente quando uma assembleia é realizada entre os cotistas. Se houver aprovação da maioria, então é autorizado.

Portanto, além de não ser possível fazer o resgate desse investimento, não é viável também fazer investimento ao longo do tempo. O egresso no fundo acontecer somente uma vez e, após isso, é preciso esperar que ele seja finalizado.

Conclusão

O FIP é uma excelente opção para quem é um investidor profissional cujo interesse é em investimentos de longo prazo. Com a possibilidade de participar da gestão da empresa, bem como de fazer investimentos em empresas de potencial alto, os ganhos do investidor podem ser expressivos.

Contudo, é importante ter em mente que ao investir em um FIP o investidor precisa ter o foco no longo prazo, além de saber se o gestor é capaz de ser influente na administração da empresa.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.