Preloader Image 1 Preloader Image 2

Score: saiba a importância de manter a saúde financeira em dia

Instituições financeiras cada vez mais utilizam o score para avaliar os riscos diante da concessão de crédito. Veja a seguir.

Score
Fonte: Google

Recorrer a empréstimos pode ser derivado de muitos motivos, desde a quitação de algumas dívidas até mesmo para financiar algum projeto que está guardado por falta de recursos. O fato é que em algum momento a procura por esse tipo de crédito acaba acontecendo.

E nessa busca não é incomum haver sustos com as taxas de juros que são praticadas pelas instituições financeiras em geral. Isso pode comprometer os planos de quem pretendo contratar um empréstimo.

Diante desse cenário surge o score de crédito – que pode ajudar o tomador de crédito a conseguir empréstimos com taxas de juros menores. No entanto, para isso acontecer é necessário que a vida financeira da pessoa esteja em ordem. Ou seja, é importante que ela pague suas contas em dia.

Segundo dados fornecidos pelo Banco Central, tem uma havido uma elevação no valor cobrado pelos bancos em relação a empréstimos nos últimos meses. Para se ter uma ideia, em setembro desse ano a média atingiu 21,6%, maior valor desde o começo da pandemia. 

Se você não entende muito bem o que é o score, como ele funciona e a importância dele para conseguir crédito atualmente, continue com a leitura e confira algumas informações que traremos nesse artigo.

Afinal, o que é score

Basicamente trata-se de um indicador do perfil financeiro do consumidor. Em outras palavras, ele mostra se a pessoa é uma boa pagadora ou não. O cálculo do score é feito pelos chamados “birôs de crédito”, ou seja, empresas que são responsáveis por gerir diversos dados relacionados ao histórico de pagamento dos consumidores.

As informações utilizadas pelo score são baseadas nos dados que estão presentes no Cadastro Positivo, ferramenta criada em 2011 e que foi regulamentada em 2020.

O score considera os pagamentos de contas, boletos, entre outros compromissos financeiros, além do nome negativado e o tipo de relacionamento que o consumidor teve com as empresas que lhe forneceram produtos ou serviços. Somando esses fatores é gerada uma “nota de crédito” que é atribuída a cada pessoa.

A importância do score

Qual a importância do Score

Score
Fonte: Google

De acordo com Banco Mundial, a utilização do Cadastro Positivo pode ser útil para:

  • Aumentar em até quase 90% a aprovação do crédito;
  • Diminuir a inadimplência em até 45%;
  • Aumentar o saldo de crédito em até 66% do PIB.

Nos EUA, por exemplo, até o Cadastro Único ser implementado, apenas 40% possuíam acesso ao crédito. Atualmente, esse número atingiu a marca de 80% e mais da metade dos consumidores estão propensos a manter as contas em dia, uma vez que isso aumenta as chances de adquirirem empréstimos.

Como é calculado?

A ideia que sustenta o score é a de que com o acesso a um volume maior de informações sobre os consumidores, as instituições financeiras e varejistas podem melhor se adequar as ofertas de crédito.

O intuito é que eles tenham mais informações para o momento de análise de risco ao oferecer o crédito. Logo, uma instituição financeira poderá oferecer taxas menores aos consumidores que possuem o hábito de manter o pagamento de suas contas em dia.

Para isso, eles levam em consideração o score da pessoa. Quanto maior for essa nota, maiores serão as possibilidades da pessoa quitar seus compromissos financeiros. Vale lembrar que a pontuação vai de 0 a 1000. Portanto, quanto mais próxima de mil a nota estiver melhor será o perfil financeiro.

O que seria um bom score?

O score tem sua pontuação dividida em três faixas: Essas faixas funcionam como uma espécie de norte e apontam os riscos de inadimplência que cada pessoa apresenta. Como dito anteriormente, a pontuação vai de 0 a 1000 e representa a probabilidade do consumidor quitar seus compromissos.

Se a pontuação estiver acima de 700, então significa que o score é bom. Nessa situação, o risco de inadimplência é baixo. Score alto é sinônimo de bom pagador. Ou seja, a pessoa procura manter as contas regularmente em dia, sem atrasos expressivos. Quem possui um bom score garante maior credibilidade no mercado e acesso a serviços exclusivos.

Conclusão

O score é um instrumento que favorece a adimplência dos consumidores e ao consumo consciente. Além de fazer com que as pessoas gastem de modo irresponsável para que não haja dívidas futuras que comprometam seu histórico financeiro, a medida garante que quem mantém as contas em dia tenha acessos a juros mais baixos e obtenha maior credibilidade.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.