Em janeiro de 2009 surgiu o Bitcoin. No entanto, sua existência solitária não durou muito tempo. Pouco mais de dez anos após seu aparecimento, a quantidade de criptomoedas disponíveis no mercado sofreu um boom.
Atualmente a CoinMarketCap, plataforma especializada, já contabiliza aproximadamente 19 mil criptomoedas em circulação. Quem tem curiosidade sobre esse universo, pode ser um desafio maior que o imaginado saber escolher qual criptomoeda comprar.
Obviamente as criptomoedas mais que são consideradas mais valiosas continuam sendo as que são mais negociadas, como, por exemplo, o Bitcoin e o Ethereum, ambas da rede blockchain.
No entanto, seja para investir dinheiro nas criptomoedas mais famosas ou para conhecer novas possibilidades, é necessário ter muito cuidado, além de avaliar muitas informações antes de decidir qual irá comprar.
Visando ajudar você nesse processo de tomada de decisão, desenvolvemos esse artigo onde selecionamos algumas dicas que podem ser úteis na hora de definir em qual investir.
Criptmoedas: como escolher a melhor?
Sabemos que criptomoedas são ativos cujo risco é altíssimo, por esse motivo, é importante ter cautela antes de investir, além de informação para compreender como elas funcionam.
Umas das maneiras de você tomar uma decisão nesse sentindo é analisando da mesma forma que provavelmente iria fazer caso estivesse disposto a investir nas ações de uma empresa. Fazer perguntas sobre a cripto pode ser fundamental nesse momento.
Comprar uma cripto vai te exigir muita pesquisa. Por isso, separe um horário para que você conheça os detalhes, entender os termos e saber os bastidores da moeda que tem interesse. A recomendação para quem está começando é que inicie com as mais tradicionais.
Quem está por trás da criptomoeda?
Novamente: pesquisar sobre o projeto da criptomoeda de seu interesse é fundamental. Procure saber se existe uma empresa que está por trás da cripto e quais são as razões para sua criação. No site oficiais das próprias moedas é possível encontrar algumas dessas informações.
Outra dica de ouro é acessar aquilo que especialistas da área estão dizendo sobre a criptomoeda, seja em grupos específicos ou nas redes sociais. Geralmente, essas pessoas acompanham mais de perto os projetos principais de cada marca e podem, por causa disso, ajudar você com informações preciosas.
Tenha cuidado apenas para não cair em ciladas. Atualmente é bem fácil encontrar vídeos na internet falando muito bem de uma determinada criptomoeda, mas, não isso não significa que tudo que foi dito seja verdade. Se você quer saber como escolher melhor as opções de criptos recorra as boas fontes de profissionais que são reconhecidos e gozam de credibilidade.
Veja qual é o volume de negociações
Há outras formas de você checar a relevância de uma criptomoeda e uma delas é pelo volume de negociação que ela possui. O volume corresponde a somatória de todas as compras e vendas que foram realizadas em um determinado período.
Projetos que são tidos como sérios possuem um fluxo e um volume de negociações muito maior em relação a outros. Por sua vez, isso faz com que o preço também seja diferente, podendo ser mais caro.
As memes coins, que surgiram com a proposta de ser mais uma brincadeira, acabam não contando com o interesse de muitas pessoas e, por isso, não apresentam grande volume de negociação.
Qual tecnologia a moeda digital oferece?
Vale lembrar que as criptomoedas são mais do que moedas virtuais. Uma criptomoeda interessante tem que oferecer uma tecnologia que consiga solucionar algum problema ou provocar algum mercado.
O Bitcoin, por exemplo, é a responsável por tornar popular o blockchain. Em contrapartida, a Ethereum permite até que novas criptomoedas sejam criadas fazendo uso da sua tecnologia.
Conclusão
Cada vez mais as criptomoedas ganham espaço no mercado atraindo milhares de novos investidores. A moeda digital vem se tornando um dos investimentos mais procurados. No entanto, é preciso antes de decidir em qual delas investir procurar saber informações sobre aquela cripto para evitar futuros problemas.