Conheça o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito
Se você tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe! Essa publicação vai abrir a sua mente e te proporcionar um entendimento completo. Acompanhe a leitura até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o SPC e como se livra das dívidas. Vamos lá.
No mercado brasileiro há mais de 60 (sessenta) anos, a empresa SPC presta serviços especializados para outras empresas que atuam no mercado financeiro em todo o país. O serviço de proteção ao crédito oferece soluções não só para empresários, mas também para consumidores, objetivando facilitar a realização de negócios através de informações confiáveis.
As empresas, indústrias, pequenas e grandes lojas, mais de 1,2 milhões de associados às entidades acessam o banco de dados do SPC. Assim, eles conseguem usufruir das soluções desenvolvidas pelo serviço de proteção ao crédito atendendo suas grandes necessidades.
O SPC orienta os brasileiros a fazerem um uso consciente e sustentável de seu dinheiro, apresentando e ensinando sobre educação financeira.
Como funciona o Serviço de Proteção ao Crédito?
Primeiramente, você precisa entender que o SPC possui um banco de dados que é utilizado por empresas que fornecem um valor de crédito para saber o quão arriscado é aquela concessão de crédito para determinada pessoa.
Se essa pessoa estiver em débito com uma empresa de crédito, ou com mais outras empresas, não honrando assim com o seu compromisso de pagamento, significa dizer que muito provavelmente a tendência é que ela não pague essa empresa também, entende?
Vale destacar que, as empresas que reúnem essas informações no Brasil são o SPC, SCPC e o Serasa Experian. Dentro dessas plataformas tanto as empresas quanto você, consumidor, poderá acompanhar a situação de sua dívida, o “placar” de crédito.
E além dessa alternativa, você também poderá renegociar as condições de sua dívida e pagá-las de forma direta, por meio de seu cartão de crédito. Isso mesmo, basta que o cartão de crédito esteja com limite disponível, mas isso nós vamos falar logo mais.
Ainda, caso seja do interesse de quem pegou um empréstimo e até o momento não realizou o pagamento correto das parcelas, pois não está em situação financeira de quitá-lo de uma vez, existe uma ferramenta online que pode ser a solução.
Como faço para tirar o meu nome do SPC por meio de um cartão de crédito?
Inicialmente, para utilizar essa modalidade, você deverá entrar no website do SPC Brasil e procurar por uma aba denominada: “Negociar Dívida”. Porém, antes que você consiga fazer isso, é necessário que você tenha uma conta no site da empresa. Caso você não possua uma conta, não se preocupe, pois em menos de 5 (cinco) minutos você consegue abrir uma.
No acesso ao site você deverá inserir suas informações pessoais, em seguida você receberá uma mensagem de texto e, ao mesmo tempo, um link no email informado. Essa mensagem estará acompanhada de um número no qual você deverá inserir no link do email.
Após criar a sua conta, faça o login no site (caso você já não esteja logado) e dê início ao processo de negociação de dívida. Para pagá-la você poderá selecionar o seu cartão de crédito.
E se eu não tiver um cartão de crédito? Consignado resolve! Muitas das pessoas que possuem o seu nome no banco de dados do SPC e/ou Serasa não conseguem adquirir um cartão de crédito. Pois muitos bancos não concedem cartão de crédito para negativados, alguns exigem o fato do nome estar limpo no mercado financeiro como um pré-requisito para concessão do cartão de crédito. E nessas horas, os cartões consignados são a melhor alternativa, já que estes não checam o seu nome nessas plataformas.
Bom, ficamos felizes de você ter chegado até aqui, pois sabemos que estamos contribuindo para o enriquecimento de sua saúde financeira.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.