Em períodos em que há grande incerteza financeira, qualquer gasto que possa ser evitado ou até mesmo cortado é considerado positivo. Sobretudo, aqueles gastos que são tidos como “invisíveis” e que por isso, muitas vezes nos esquecemos deles.
Entre esses muitos gastos invisíveis, por exemplo, pode ser achado a anuidade do cartão de crédito. Sim, essa mesma! Felizmente atualmente você já pode encontrar inúmeros cartões que que não realizam a cobrança dessa taxa.
Sendo assim, não há mais a necessidade de pagar altas taxas de anuidade para ter acesso a um cartão de crédito que seja bom. Com o número das fintechs crescendo a cada dia, muitas pessoas descobriram a possibilidade de obter cartões que sejam gratuitos. Diante disso, os grandes bancos precisam se adaptar ou, do contrário, perderão muitos clientes.
No entanto, essa concorrência gerou efeitos positivos para o consumidor, isentando os clientes de taxas e tarifas tradicionais que foram cobradas durantes anos, além de manter a qualidade dos serviços. Se você quer saber como funciona a questão da anuidade tradicional e da anuidade diferenciada continue com a leitura do artigo.
O que é Anuidade do cartão?
Grande parte das operadoras de cartão realizam a cobrança da anuidade como uma forma de garantir o acesso dos usuários as vantagens e benefícios que elas disponibilizam. Esse valor é variável, tendo cada operadora liberdade para estabelecer quanto ela irá cobrar.
Portanto, é muito importante que antes de escolher qual cartão irá utilizar seja feita uma pesquisa para ter conhecimento de qual é o valor praticado por aquela operadora e se os serviços que ela disponibiliza estão compatíveis com esse valor, além de avaliar se atendem a sua demanda.
Como o próprio nome já deixa claro, a anuidade é uma taxa cobrada anualmente e que poder parcelada em até três vezes. Dependendo das suas condições financeiras e orçamento, esse valor pode acabar comprometendo e pesando no bolso. No entanto, já existe um novo tipo de cobrança que pretende resolver essa questão: a anuidade diferenciada.
Anuidade do cartão Tradicional x Anuidade Diferenciada
Existem algumas diferenças entre esses dois tipos de anuidade. Mas, a principal entre elas é que na modalidade diferenciada o valor da anuidade é cobrado mensalmente. Essa modalidade é vista como interessante para aquelas pessoas que possuem uma renda menor, pois, já que ela pode ser parcelada em até 12x, o valor a ser pago todo mês impacta menos no orçamento.
Porém, se você fizer a somatória de todos esses valores mês a mês, irá perceber que o valor final pago foi maior do que se tivesse optado pela modalidade tradicional. Por isso, se a anuidade tradicional não comprometer o seu orçamento, ela é uma opção mais vantajosa em termos de custo-benefício.
Dica para pagar menos
Independente da forma que seja selecionada para efetuar o pagamento, sempre é interessante pagar menos, não é mesmo? Por isso, queremos deixar aqui um segredo para você conseguir desconto na anuidade! Para fazer isso é necessário entrar em contato com a operadora do cartão para negociação. A administradora irá avaliar o seu perfil e histórico financeiro para realizar o cálculo do novo valor.
Há também as operadoras que isentam alguns de seus clientes da taxa de anuidade, caso percebam que poderão perder um bom cliente devido a essa questão. Contudo, nem sempre a estratégia de solicitar o cancelamento do cartão com a o intuito de conseguir a isenção da taxa funciona, pois, as operadoras já conhecem essa jogada e podem acabar acatando o cancelamento.
Conclusão
A melhor opção de cartão de crédito irá depender do seu perfil financeiro e de consumo. Cada cartão possui suas particularidades. Sendo assim, é importante antes de fazer a contratação de qualquer produto, fazer uma pesquisa e avaliar qual deles oferece as melhores condições.