Preloader Image 1 Preloader Image 2

Aplicações financeiras: saiba o que são e o que é preciso para investir

Antes de se aventurar no mercado de investimentos é preciso saber primeiramente o que é aplicação financeira e a importância de conhecer o perfil de investidor de cada pessoa.

Aplicações financeiras
Fonte: Google

Você definiu que deseja investir seus recursos e tem interesse em aprender mais sobre como funciona o mercado acionário? Entender o que são aplicações financeiras e saber quais são os tipos existentes é um dos passos iniciais que a uma pessoa que tem o objetivo de fazer seu dinheiro render precisa dar.

Afinal, há diversas opções disponíveis e, para selecionar a melhor, é importante conhecer quais são as possibilidades que existem, bem como saber qual é o seu perfil de investidor.

As opções de aplicações vão desde as mais conservadoras, como, por exemplo, tesouro direto e renda fixa, até as mais alternativas, consideradas mais arriscadas, porém, mais rentáveis, como, por exemplo, ações da Bolsa de Valores.

Independente de qual será a sua pretensão, uma escolha inteligente nesse sentido depende do quanto a pessoa domina alguns conceitos básicos. Pensando nisso, nesse artigo iremos trazer alguns desses conceitos para ajudar você.

De forma bastante resumida, Isso nada mais do que um tipo  de investimento. Ela não representa um produto em si. O produto da aplicação é um ativo ou título que é apresentado pela instituição financeira.

Como definir o que é uma aplicação financeira?

De forma bastante resumida, Isso nada mais do que um tipo  de investimento. Ela não representa um produto em si. O produto da aplicação é um ativo ou título que é apresentado pela instituição financeira.

Portanto, a aplicação é um tipo de investimento que alguém faz, é quando o investidor compra um determinado título ou ativo para obter uma remuneração maior do que o valor investido.

Melhor dizendo, aplicação financeira é o produto de investimento adquirido pelo cujo objetivo é obter alguma rentabilidade.

Os modelos de aplicações financeiras disponíveis

Aplicações financeiras
Fonte: Google

Quando falamos de aplicação financeira não falamos de apenas um tipo. Existem vários tipos de aplicação financeira que oferecem vantagens diferentes. Antes de definir qual delas é a melhor, é importante considerar os seguintes fatores:  

  • Rentabilidade: é o que se obtém de retorno com o investimento inicial. Ou seja, é o valor que o investidor recebe ao término de um determinado período;
  • Liquidez: é o quão rápido o dinheiro investido pode ser resgatado. Em aplicações que possui liquidez diária, o investidor por resgatar o dinheiro dentro do prazo de um dia útil;
  • Risco: é a possibilidade do retorno do valor investido ser abaixo do esperado, ou em alguns casos, até negativo.

Uma vez compreendido isso, as opções de aplicação variam entre produtos conservadores, que geralmente apresentam menor risco e menor rentabilidade, e produtos com rentabilidade maior e com risco maior, como, por exemplo, ações e fundos de multimercado.

Qual os tiposde aplicações financeiras devo investir? O que e preciso saber ?

Não existe a resposta certa para esse tipo de pergunta quando falamos em investir. Isso porque depende do perfil de investidor da pessoa interessada e de quanto risco ela está disposta a correr.

A primeira coisa a saber no que investir é realizar um teste para descobrir qual é o perfil de investimento na plataforma em que há pretensão de aplicar o recurso. Nesse teste, algumas perguntas são feitas que auxiliam a direcionar os ativos que são apresentados para cada perfil.

É fundamental que a as respostas as perguntas feitas sejam as mais sinceras possíveis, pois é a partir delas que o perfil será traçado. Se a resposta de alguma pergunta for algo do tipo “não tenho a mínima noção”, tudo bem, não há problema. Não haverá impedimento para investir por conta disso. Mas a plataforma irá recomendar investimentos que estejam mais alinhados com o momento.

Conclusão

É importante lembrar que a aplicação financeira não é um produto em si, mas um meio de obter retornos financeiros a partir de títulos ou ativos que podem receber investimentos. Existem vários tipos de aplicações financeiras e todas estão atreladas ao perfil de investidor de cada pessoa. Ou seja, escolher a melhor aplicação vai depender do quanto o investidor conhece qual é o seu perfil.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.