Antigamente quando se falava em investidores se imaginavam pessoas que tinham grandes quantias de dinheiro aplicadas em fundos e nas bolsas de valores.
Na atualidade, qualquer pessoa pode ser tornar um investidor. Com apenas R$ 30,00 você consegue operar nas bolsas de valores e obter pequenos, mas reais lucros.
Em outras palavras, pode-se dizer que mesmo ganhando pouco é possível aplicar seus lucros.
E como eu estou aprendendo um pouco sobre este mundo de investimento, resolvi partilhar com vocês sobre ele, afinal, não sou egoísta de querer guardar este mundo incrível e cheio de adrenalina só para mim.
Conta-Poupança
Primeiramente quero deixar claro, que no passado, está já foi a melhor opção de investimento, no entanto, atualmente ela tem sido considerada a pior, devido aos seus baixos rendimentos.
No entanto, a vantagem que esta modalidade de investimento oferece é que você pode investir muito pouco dinheiro em uma conta poupança, ganhar um pouco de juros, e ter zero risco de perda.
Deste modo, o melhor propósito de uma conta poupança é usá-la como um lugar para acumular um montante maior de capital para investimentos de maior risco/maior recompensa mais tarde.
Invista dinheiro extra
Uma boa opção para quem quer investir mais não dispõe de muitos recursos é investir o dinheiro extra que recebe ao invés de destiná-lo ao consumo.
Sendo assim são boas opções de investimentos:
- Comissões;
- 13º salário;
- 1/3 das férias;
- Descontos que conseguir em compras à vista.
Saiba onde aplicar
Para se definir aonde aplicar deve-se ter em mente qual será o prazo deste investimento, por exemplo:
- Curto prazo (em até um ano): poupança é uma boa opção;
- Médio prazo (entre um e dez anos): CDB, LCI, LCA e títulos de tesouro;
- Longo prazo (acima de dez anos): previdência privada.
Um passo bastante importante é estudar sobre as categorias de investimentos que existem. Não recomendo que você inicie um investimento sem entender de fato o que você está fazendo.
Sendo assim, pode-se dizer que o estudo é deve ser um grande aliado do investidor.
Existem duas categorias gerais de investimentos, são elas:
- Investimento de renda fixa;
- Investimento de renda variável.
Cada uma dessas categorias, possuem subcategorias.
Investimentos de renda fixa
São as modalidades de investimentos mais seguras que existe, visto que seu retorno é previsível. Eles são ideais para investidores conservadores, que não gostam de se arriscar muito.
Ainda dentro deste tipo de investimento, existem os prefixados e os pós-fixados. A diferença entre eles é que nos prefixados você já sabe qual é a taxa de rentabilidade, ou seja, quando você investe uma determinada quantia já sabe quanto terá de retorno enquanto que os pós-fixados, você não sabe exatamente qual será o rendimento real, visto que eles estão sempre atrelados a índices financeiros, tais como CDI, Selic e IPCA (inflação).
Os principais títulos de rendas fixas existentes são:
- Tesouro Direto;
- CDB (Certificado de Depósito Bancário);
- LCI e LCA (Letras de crédito isentas do imposto de renda);
- LC (Letras de câmbio);
- Fundos de renda fixa.
Estes títulos são sempre emitidos por alguma organização financeira. E ao comprar qualquer um destes chamados “ativos” você estará emprestando dinheiro a esta organização, que o devolverá com a correção de juros acordada. Neste caso, ao invés de você pegar dinheiro emprestado com o banco é você que emprestará dinheiro a ele.
Então, se você quer começar a investir, sem correr riscos, você deve optar por alguma das opções listadas acima.
Investimentos de renda variável
Como o próprio nome sugere e diferente dos investimentos de renda fixa, ao fazer aporte em algum investimento desta modalidade, você estará lidando com algo incerto, no qual existem oscilações imprevisíveis que são determinadas por uma séries de fatores de difícil controle.
Sendo assim, ao optar por investir em algo desta categoria você poderá obter altos ganhos como também perder todo o dinheiro investido, saindo assim no prejuízo.
Quanto a rentabilidade, apesar dos riscos, ela é bem maior do que a dos investimentos de renda fixa. Por este motivo, há quem diga que o risco vale a pena.
Os principais investimentos desta categoria são:
- Fundos multimercado;
- Fundos imobiliários;
- Fundos de ações;
- Coe;
- Mercado de ações;
- Mercado de opções.
O que rege esses investimentos é basicamente a lei da oferta e da procura, ou seja, quando um investimento é muito procurado seu valor sobre, no entanto, quando existe mais demanda do que procura, ele perde valor.
As pessoas que operam neste tipo de investimento são chamadas de traders, e para fazer suas operações elas costumam utilizar a análise gráfica.
Os investidores também são classificados de acordo com os investimentos que procuram. Na atualidade quando você busca uma corretora de investimentos, seja ela o seu próprio banco, que atualmente disponibiliza várias linhas de investimento a seus clientes, a primeira coisa é que feita é traçar o seu perfil de investidor para então direcionar a você a melhor modalidade de investimento.
Existem então 3 classes de investidores, que são:
- Conservadores: são aqueles que querem segurança e liquidez. Geralmente optam por investimentos de renda fixa.
- Moderado: ele gosta de segurança, mas buscam uma maior rentabilidade. Sendo assim, eles dividem seus investimentos um pouco em renda fixa e um pouco em renda variável.
- Agressivo: este é o tipo de investidor que sempre quer obter os maiores ganhos possíveis em cima de seu capital. Para tanto, ele escolhe os fundos de investimentos mais lucrativos, tais como o de ações ou então o mercado cambial. Geralmente estes investidores operam em day trade alavancados, que são compra e venda de ações que ocorrem no mesmo dia.
Quais são os três tipos de investimentos financeiros mais seguros?
Tesouro Direto
Para muitos, ele é considerado a nova poupança, isto porque ele é tão seguro quanto ela, porém possui uma rentabilidade um pouco maior. Eles são seguros porque são emitidos pelo governo. São eles:
- Tesouro Selic;
- Tesouro IPCA;
- Tesouro prefixado.
Dos três o melhor é o Tesouro Selic que pode ser resgatado a qualquer momento com uma perda menor do que os outros.
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
Este também é emitido pelos bancos e portanto, bastante seguro. No entanto, deve-se evitar aplicar mais de R$ 250.000,00 em um único banco, pois se o mesmo falir, você só receberá esta quantia que é devido ao seguro que eles possuem.
LCI (Letras de Crédito Imobiliárias) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio)
Estes são também ótimas opções de investimentos de renda fixa e possuem como vantagem a darem isenção no imposto de renda.
Uma vantagem que se tem na atualidade é que é possível você simular o seu investimento e só depois de calcular todas as taxas a serem pagas e o valor total a ser resgatado escolher a opção que mais lhe favorecer.
Diversifique suas aplicações para começar a investir
Esta é uma dica bem importante. Por mais que você possua maior afinidade por um determinado tipo de investimento, procure sempre diversificar suas aplicações.
Nunca coloque todo o seu capital em um único investimento, esta é a dica número um de todos os especialistas no assunto. Isto se deve ao fato de que o mercado é muito volátil.
Então o que se deve fazer é o que denominamos de carteira de investimentos. Isto nada mais é do que escolher diversos tipos de investimentos, que juntos serão seguros e rentáveis a você.
E cada pessoa acaba escolhendo uma carteira de investimento diferente, de acordo com seu perfil, como mencionado acima.
Na hora de escolher um investimento você deve levar em consideração:
- Mercado em que ele está;
- Prazo desejado para resgate;
- Risco;
- Rentabilidade.
Como começar a investir?
Depois de estudar sobre os tipos de investimentos é hora de começar a investir. Como mencionado anteriormente, atualmente os próprios bancos já estão disponibilizando vários investimentos que podem ser realizados por seus clientes no conforto de suas casas através de computadores e smartphones, entretanto existem corretoras de investimentos que operam só com isso, e muitas delas oferecem custo zero de corretagem, tal como a Clear.
Fazer uso desta corretoras é bem interessante pois elas colocam sua disposição consultores que o ajudarão a criar a sua carteira de investimentos de acordo com seu capital e seu perfil.
Conclusão
Se você souber operar em investimentos de maneira eficaz poderá garantir um futuro bastante promissor e conseguir a tão sonhada liberdade financeira. Você pode começar com um pouco de dinheiro só, e ir reinvestimento os lucros obtidos a partir deste.
No entanto, diante do mundo tecnológico que temos hoje, não se deixe enganar por pessoas com promessas de o tornar milionários, querendo vender a você vídeos e livros com garantia de sucesso.
Tome cuidado também com as inúmeras pirâmides financeiras que vêm surgindo dia a dia, também com promessas de rendimentos milagrosos bem acima dos rendimentos em investimentos que sabemos ser possível.
Assim como em qualquer lugar, no mercado financeiro existem espertalhões querendo ganhar dinheiro à custa dos mais ignorantes, portanto mantenha-se informado sempre e bons lucros!
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.