Blue Chips é o nome usado para representar uma ação que é considerada segura, de uma empresa que possua uma condição financeira excelente e que está consolidada como líder no segmento que atua. São as consideradas ações de primeira linha.
As ações que são blue chips na maioria das vezes pagam valores expressivos e crescentes de dividendos. Logo, não é muito difícil entender porque esse tipo de ação são as queridinhas dos investidores.
Embora exista essa nomenclatura para classificar determinadas ações e investidores evidenciem suas preferencias por ativos desse tipo, vale destacar que não há uma lista oficial descrevendo quais ações são blue chips na Bovespa. Esse termo está associado mais a algo subjetivo e variável do que a algo objetivo.
Em épocas anteriores considerava-se blue chips as ações que tinham cotação mais alta, ou seja, ações que eram mais cara. Atualmente, esse conceito está mais associado a liquidez, representando ações que são mais negociadas na BV, de tradicionais empresas e de empresas de grande porte.
Você está interessado em saber um pouco mais sobre blue chips e como essas ações atuam no mercado? Continue com a leitura desse artigo e confira. Você irá conhecer a um pouco mais desse conceito e algumas das características desse papel.
Blue chips: o que são?
Blue Chips são as ações que possui grande liquidez na bolsa de valores e que geralmente são as mais procuradas pelos acionistas. De forma geral, os blue chips são papeis que são emitidos por empresas mais consolidadas no mercado, que porte mais expressivo e com boa reputação.
Esse tipo de ação normalmente tem uma participação significativa e relevante nos mercados em que estão inseridas e costumam apresentar muita solidez financeira. São também conhecidas como “ações de primeira linha”.
Por conta dessas características, esse tipo de ação costuma apresentar cotações altas. Aliás, é por isso que recebem o termo blue chips. Esse termo, muito conhecido no poker, é usado para representar que esse tipo de ação é a mais valiosa.
Vantagens e riscos em investimentos Blue chips
Investir nessas ações é considerado normal para investidores que estão presentes na bolsa de valores – especialmente aqueles que são recém chegados nesse universo.
Isso é por causa do fato que essas empresas figuram na lista das mais conhecidas do mercado e geralmente as pessoas estão familiarizadas com elas. Contudo, vale ressaltar que o investidor que procura as blue chips irá encontrar vantagens e riscos na caminhada.
Pode-se considerar que uma das principais e maiores vantagens de investir em blue chip consiste exatamente na característica mais relevante desse papel: sua liquidez elevada. Já a desvantagem, fica por conta da perspectiva de ganho. Como as empresas são consolidadas, é mais difícil que apresentem uma virada que gere um lucro muito alto em um curto período.
Investindo com segurança
Para investir nessas ações existem diversos caminhos. Alguns irão exigir maior dedicação por parte do investidor, já outros irão permitir o acesso a esse tipo e ação de forma mais simples. Veja abaixo algumas dicas para faze esse investimento com mais segurança:
Diversificando os investimentos
Há um ditado que circula no mercado financeiro que continua sendo válido: “Não ponha na mesma cesta todos os ovos”. Isso é um convite à diversificação. Especialistas da área recomendam que os recursos sejam distribuídos entre aplicações diferentes, sobretudo que não haja relação entre elas.
Analise os papéis com a devida atenção
Antes de selecionar quais ações blue chips irá adquirir, deve-se dedicar um tempo estudando as alternativas que estão disponíveis. Se o objetivo é investimento de longo prazo, a dica é conhecer sobre análise fundamentalista.
Opte pelos fundos
Uma das maneiras mais simples de fazer investimento em blue chips é aplicando em fundos de investimento. Como os fundos são administrados por profissionais da área de gestão financeira e tem como objetivo selecionar os melhores papéis no momento, essa alternativa é viável.
Conclusão
Seguras e com alta liquidez as blue chips são as “queridinhas” dos investidores que sempre estão atentos ao movimento no mercado para saber em qual delas vale mais a pena investir.
No entanto, nem tudo são flores quando diz respeito a esse tipo de ação. Caso você esteja à procura de lucratividade alta em pouco tempo essa não é a melhor opção, pois o ritmo de crescimento das blue chips é menor.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.