Preloader Image 1 Preloader Image 2

Cadastro positivo: saiba o que é como funciona

Servindo com uma espécie de currículo financeiro dos consumidores, esse banco de dados disponibiliza informações para governo e instituições financeiras terem acesso na hora de conceder o crédito.

Cadastro positivo
Fonte: Google

O cadastro positivo nada mais é do que um banco de dados onde está armazenado o histórico do comportamento de crédito dos consumidores. Ou seja, estamos falando de uma “central” que sabe sobre o perfil de cada pessoa quando o assunto é consumo.

Esse cadastro aglutina informações sobre com cada um dos consumidores realiza o pagamento de suas dívidas e leva em consideração dados acerca de inadimplências, prazos de pagamento, além de outros compromissos financeiros.

Isso quer dizer que o cadastro positivo funciona como uma espécie de currículo do consumidor de modo que o governo e as instituições financeiras tenham acesso a essas informações e passem a conhecer o histórico de dívidas de cada um.

Para você entender mais e melhor como esse dispositivo funciona, as vantagens que ele oferece e como pode te ajudar a melhorar o Score de Crédito, continue com a leitura desse artigo e confira.

O que é cadastro positivo?

Basicamente é um banco de dados que armazena informações sobre o histórico de crédito das pessoas e repassa essa informação para o governo e instituições financeiras.

Ele funciona como uma espécie de currículo financeiro e pode contribuir para que o consumidor estabeleça um novo relacionamento com algum banco ou até mesmo obter taxas mais atrativas.

Quando o cadastro positivo surgiu?

Ele surgiu em 2011. Na época, somente o comportamento negativo dos consumidores era registrado e armazenado no banco de dados. Ou seja, alguém só tinha seus dados no serviço de cadastro quando tinha seu nome negativado.

A Lei 12.414 estabelecia que ficava sob a responsabilidade de cada consumidor registrar o seu CPF na lista de bons pagadores. No entanto, isso mudou a partir de abril de 2019.

Devido a aprovação de um destaque na lei citada, qualquer consumidor que possuir CPF ou empresa que tenha CNPJ será inscrita no cadastro automaticamente. A partir disso, quem quiser fazer parte da lista de bons pagadores deverá pedir a exclusão de seus dados de forma gratuita.

O cadastro positivo serve para quê?

Cadastro positivo
Fonte: Google

O objetivo principal do Cadastro Positivo é facilitar o acesso ao crédito com menores taxas para os consumidores e empresas que possuem histórico de bom pagador.

Isso porque o cadastro permite que as informações que até o momento não são levadas em consideração na hora da avaliação de crédito, passem a ser a partir de agora.

Além disso, o intuito é possibilitar que haja maior assertividade por parte do empresário no momento de análise e concessão de crédito. A promessa é que mesmo que haja acesso a essas informações, dados sensíveis estão preservados.

 As vantagens

Uma das razões das taxas de juros serem altas e dos prazos não serem flexíveis para realização dos pagamentos é justamente a ausência de dados acerca do comportamento de pagamento dos consumidores.

O volume de pessoas inadimplentes na sociedade faz com que os juros se mantenham alto para todo mundo, independente do perfil financeiro de cada pessoa. Assim, quem é bom pagador acaba sendo penalizado pelo comportamento daqueles que são inadimplentes.

Outra vantagem é o estímulo à competição no que se refere a oferta de crédito entre as instituições financeiras, como, por exemplo, fintechs, cooperativas, bem como outras empresas do varejo.

Conclusão

O Cadastro Positivo surgiu inicialmente com o intuito de registrar apenas as pessoas cujo histórico de pagamento era ruim. Contudo, a plataforma tinha potencial para mais do que isso. Então, passou a ser um espaço que reúne as informações de todos os consumidores, facilitando assim algumas operações de crédito.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.