Declarar Imposto de Renda é informar à Receita Federal todas as posses que uma pessoa tem e o que ela fez com o seu próprio patrimônio ao longo de um ano. A partir daí, a instituição calcula se essa pessoa pagou imposto a mais ou a menos.
Ao entregar a sua prestação de contas, a Receita entrelaça os seus dados com os de outras pessoas e empresas que tiveram alguma troca financeira com você no mesmo período. E quando há alguma alteração nesses dados, a sua declaração fica retida na malha fina.
Abaixo, entenda o que é a malha fina e o que fazer se você estiver nela.
O que de fato significa cair na malha fina?
“Cair na malha fina” significa que a Receita Federal encontrou pendências na sua declaração anual – sejam valores desproporcionais, rendimentos omitidos, informações cadastrais erradas, entre outras.
Também há a possibilidade de a Receita Federal reter a sua declaração por falta de documentos que garantem as informações declaradas.
Ou seja, a malha fiscal, famosa como “malha fina”, é a peneira da Receita. Neste caso, a sua declaração vai para uma análise mais detalhada para a checagem das inconsistências na declaração.
Quando isso acontece, você não recebe o dinheiro na restituição, caso tenha direito a ela, até que todas as informações sejam retificadas e devidamente esclarecidas.
Como saber se cai na malha fina?
Se você tem o aplicativo atualizado da Receita, chamado “Meu Imposto de Renda”, e uma conta Gov. br, irá receber uma notificação no seu celular com cada etapa da jornada da sua declaração. Essa notificação será enviada apenas para os contribuintes que permitirem receber notificações do aplicativo.
Caso a mensagem informe que há divergências na sua declaração, você caiu na malha fina.
Além disso, é importante ressaltar que a Receita Federal não envia e-mails pedindo correção da sua declaração. Isso é golpe!
Caí na malha fina. E agora?
Não se desespere, o sistema da Receita Federal vai te orientar o motivo da retenção da sua declaração e o que você precisa fazer. De forma geral, quando uma declaração cai na malha fina, é porque o contribuinte cometeu algum equívoco no preenchimento ou deixou de informar alguma coisa.
O que é o Termo de Intimação da Receita Federal?
É um documento postado ao contribuinte que precisa comprovar informações descritas na declaração.
Não há motivo para se preocupar ou se assustar. Se você declarou corretamente todas as informações, basta apresentar os documentos solicitados na intimação que sua declaração será liberada sem demora.
O Termo de Intimação da Receita Federal indica o que você precisa fazer e quais documentos precisa entregar.