Evitar gastos desnecessários para a maioria das pessoas não é tão simples assim, isso envolve uma série de fatores, e mudar essa mentalidade não é algo que as pessoas vão conseguir do dia para a noite a para sair do vermelho.
Evitar tomar decisões precipitadas como comprar um violão, por que viu alguém tocar, achou bonito. Mas o violão vai acabar ficando servindo de enfeite na parede do quarto.
Se empolgar porque todos os seus amigos compraram uma bicicleta, ai você todo animado investe um alto valor em uma Bike de ultima geração para descobri nos seus primeiros passeios que isso não era tão legal como você achava e que acabou gastando dinheiro atoa.
Esses são apenas dois exemplos de decisões tomadas por emoções, se não conseguirmos identificar e principalmente controlar essas decisões tomadas por impulsos, vamos sempre nos frustrar e teremos gastos desnecessários, falta de dinheiro e consequentemente descontrole emocional.
A grande maioria das pessoas não possui a mentalidade de poupar e gastar depois, andar de ônibus por alguns anos e durante esse tempo ir guardando o dinheiro para comprar um carro à vista. Para alguns parece ser muito pior do que pagar um longo financiamento e no final acabar pagando dois carros por juros abusivos e falta de planejamento.
Mas agora vamos te dar dicas de como economizar e amenizar a dificuldade financeira que grande parte da população vive.
Tenha um objetivo para sair do vermelho
Determine prioridades para sua vida, estabeleça um ou mais objetivos, algo que você queria muito e deposite todo seu esforço para alcança-o, como por exemplo uma viagem dos sonhos, comprar um carro, realizar uma linda festa de casamento, tudo isso será a um prazo mais longo, e que provavelmente terá que abrir mão de algumas coisas momentâneas para alcançar este sonho.
Fique livre de dívidas
Comece eliminando suas dívidas, como poupar dinheiro se você é uma pessoa endividada, negociei, chore desconto nas negociações, mas fique livre das dívidas.
Guarde dinheiro
Poupe um pouco do que você ganha, lembre-se do seu objetivo e tenha foco, guarde uma parte dos seus ganhos para alcançar esse objetivo.
Identifique e evite gastos supérfluos, ou até coisas que podem ser substituídas, isso irá te ajudar poupar mais dinheiro.
Você pode e deve fazer uma planilha, nela informar todas as suas despesas e receitas, de uma forma simples, isso vai permitir que você consiga visualizar melhor seus gastos.
Isso pode ficar para depois?
Abra mão de certos prazeres momentâneos, ir ao clube com os amigos e tomar aquela cerveja, pode parecer pouco, mas vai fazer com que você perca seu foco que é a viagem tão sonhada, por isso resista.
Cuidado com cartão de crédito
Um dos grandes vilões e que contribuem para que as pessoas se afundem em dividas são os cartões de crédito, são facilitadores que te permitem comprar várias coisas bacanas, viver momentos bons, mas se não tiver um controle, evite andar com cartão na bolsa, se optar por ter um cartão de crédito, deixe para em casos extremos e de real necessidade.
Fuja das tentações
Evite as tentações que nos cercam todos os momentos, as promoções que parecem imperdíveis, sempre que se ver em uma situação, pergunte para si mesmo se comprar aquele determinado produto é necessário, você está mesmo precisando ou se pode esperar mais um pouco.
Se possível não tenha cheque especial
Este é outro “facilitador” não é um dinheiro extra, não faz parte da sua renda, se você é uma pessoa que sempre utiliza o cheque especial, significar que está gastando muito mais do que ganha sim e conta com esse dinheiro para te salvar em uma emergência, mas o que esquece é que esse dinheiro assim com o cartão e crédito possuem juros altíssimos, para evitar e não mais utiliza-lo, procure o seu gerente e peça para diminuir ou eliminar o cheque especial de sua conta bancária.
Não queira viver como as outras pessoas
Não se iluda com o modo de vida de outras pessoas, a vida não é perfeita para ninguém, isso leva muitas pessoas a se endividarem por tentarem viver em condições que não cabem no seu orçamento.
Celebre suas vitórias
Durante todo este processo de mudança de hábitos financeiros, é importante você perceber e se alegrar com seu progresso, celebre cada conquista, por menor que seja, anote o que está conseguindo realizar, fale para si mesmo, isso vai ajudar manter a sua motivação e ficara mais próximo de alcançar seu objetivo.
Claro que na prática não será simples, ter uma vida financeira controlada, pois e bem parecido com fazer dieta e ter uma vida saudável, pode ate dar certo nas primeiras semanas ou meses, mas se qualquer descuido, voltamos a estaca zero e estaremos ali, cometendo os mesmos erros.
As frases como “meu salário não deu para pagar as minhas contas”, “preciso parcelar o cartão de crédito”, precisam ser banidas de nossas vidas. Pessoas que vivem assim, são com certeza vítimas de descontrole financeiros, muitos até vão jogar a culpa nos baixos salários, mas isso não tem nada a ver com sua renda fixa, mas sim com que você planeja e faz com ela.
Por isso tente treinar sua mente para ser uma pessoa que tem uma vida financeira planejada, dessa forma você irá ficar livre não só de problemas financeiros e do consumismo, mas também irá ter uma vida emocional mais equilibrada, isso vai nos levar ter controle de nossas ações e poderemos desfrutar de verdadeiros prazeres, passando a ser pessoas com mais auto confiança.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.