Preloader Image 1 Preloader Image 2

DDA e Débito Automático são a mesma coisa?

Embora os nomes sejam muito parecidos, esses sistemas são diferentes. Compreender isso é fundamental para saber como fazer uso de cada um deles.

dda
Fonte: Google

No momento em que buscamos alternativas para facilitar o nosso dia a dia com relação ao controle de contas a pagar, surgem duas opções bastante conhecidas: o DDA e o DA.

No entanto, não se deixe enganar pela semelhança dos nomes como se as duas opções representassem a mesma coisa. A verdade é que ambas são bem diferentes, e saber disso é fundamental na hora de saber usar cada um.  

Basicamente, a opção DDA permite a visualização em um só lugar todos os boletos que estão para ser pagos. Já o DA é a realização do pagamento de todas as contas que estão cadastradas de forma automáticas.

Sendo assim, confira abaixo como cada uma das operações funcionam e as diferenças que existem entre elas, de modo que você não precisa confundi-las mais.

DDA e Débito Automático: o que são?

Lançado no ano de 2009, o DDA é um sistema que favorece o acesso, de forma eletrônica por meio de aplicativos, caixa eletrônico, internet banking e outros, aos boletos de cobrança que são emitidos em nome da pessoa física ou jurídica.

Sendo assim, sempre que for emitido um novo boleto, haverá um comunicado por parte da instituição financeira onde a pessoa autoriza o pagamento da referida cobrança fazendo uso do saldo que houver em conta. Por isso o nome da operação é Débito Direto em Conta.

Quais são as contas que podem ser inclusas no DDA?

 A resposta a essa pergunta é simples: praticamente todos os boletos de cobrança podem ser inclusos no DDA. Ou seja, escola das crianças, condomínio, plano de saúde, entre outros podem fazer parte dessa lista.

Vale destacar que existem alguns tipos de conta que não podem ser inclusas no DDA, como, por exemplo, IPTU, luz, água, serviços públicos e outros. Isso porque esse tipo de pagamento não se enquadra em boletos de cobrança.

Como funciona o DDA?

dda
Fonte: Google

Para utilizar o DDA, é necessário que a pessoa se cadastre como “sacado eletrônico” em alguma instituição financeira que possua conta, desde que ela ofereça esse tipo de serviço para seus clientes.

Assim, toda vez que as empresas fizerem emissão de cobrança no nome do cliente, será possível visualizar o boleto por meio dos canais eletrônicos disponíveis.

É importante destacar que é possível também verificar as cobranças que não estão registradas no nome da pessoa, mas cujo pagamento seja da responsabilidade dela, como, por exemplo, escola dos filhos, plano de saúde dos pais, entre outros).

E débito automático, o que é?

Débito automático é um tipo de serviço que as instituições financeiras oferecem que possibilita a quitação automática de contas que você possua utilizando o saldo existente em sua conta.

Com essa opção, você passa a não precisar mais realizar os pagamentos recorrentes que possui de forma manual mensalmente. O débito automático faz para você.

Como o débito automático funciona?

O débito automático é uma espécie de pagamento automatizado para aquele tipo de conta que é fixa ou muito frequente.

Ao invés de fazer o pagamento por meio de boleto manual, você faz a autorização para que ela seja debitada automaticamente sempre que houver cobrança. Dessa forma a instituição financeira faz o cadastro dessa opção evitando que você tenha que lembrar de pagar.

Portanto, para fazer uso desse serviço, é preciso que você seja cliente de uma instituição financeira que disponibiliza essa opção e possuir alguma conta cujo pagamento seja mensal. Em seguida, é só pedir o cadastro da referida conta em DA e sempre ter saldo em conta.

Conclusão

Basicamente, o DDA (Débito Direto Autorizado), permite a você ver todos os boletos a pagar em um único lugar, enquanto o débito automático é o sistema que faz os pagamentos dos boletos que estiverem cadastrados para serem pagos de forma automática. Além disso, cada um deles opera de maneira diferente dependendo do tipo de conta.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.