Preloader Image 1 Preloader Image 2

Débito automático: dicas úteis para automatizar suas contas e se manter no controle.

Conheça por onde começar na hora de cadastrar os boletos para serem quitados de forma rápida e acessível todos os meses.

Fonte: Google

O débito automático é a ferramenta que te auxilia a automatizar o pagamento de seus boletos, como luz, telefone, gás e internet, e facilita a organização financeira, evitando atraso e juros.

Para te ajudar a controlar suas finanças com o débito automático, confira essas dicas na hora de automatizar suas contas.

1. Organize as contas e copie o código de débito automático.

Para descomplicar o cadastro das contas em débito automático, anote em uma planilha de gestão financeira ou em uma folha o código do débito automático de cada uma que será credenciada.

Normalmente, é possível localizar esse código na conta que você recebe comumente. Com ele, você consegue cadastrar as suas contas para serem pagas automaticamente, todos os meses. Caso não encontre, basta entrar em contato com a empresa que emite a cobrança para eles disponibilizarem esse número.

2. Pague todas as suas contas em débito automático.

O aconselhável é que você direcione todos os pagamentos em um único lugar, dessa forma você mantém o domínio de tudo de um jeito mais rápido e prático. Em todo caso, é crucial anotar tudo: qual é a conta, a data de vencimento, o valor médio dos últimos meses.

3. Acompanhe os detalhes da cobrança.

Ainda que centralizar o débito das suas contas te traga mais comodidade em seu dia a dia, é indispensável não deixar de conferir o detalhamento das suas faturas no seu dia financeiro. Se o valor da sua última conta de internet foi R$ 200, entenda o que foi cobrado pela empresa em questão.

Pode ser que você esteja pagando taxas sem ter conhecimento disso. Caso não concorde com algum detalhe, basta cancelar o pagamento automático daquela conta e entrar em contato com a empresa prestadora do serviço.

Pode ser um bom negócio acompanhar todos esses detalhamentos de forma online, optando receber a fatura por correio eletrônico, ou analisando a fatura virtual no aplicativo, ou site da empresa que presta o serviço.

4 – Verifique se há saldo disponível na data de realizar os pagamentos.

Anotar as datas de vencimento no seu computador ou planilha te ajudará a manter esses pagamentos em dia. Dessa forma, você consegue assegurar que haverá saldo disponível na conta no dia do pagamento, evitando possíveis atrasos e encargos.

5 – Veja se você pagará um valor menor em débito automático.

Algumas empresas disponibilizam descontos dependendo do meio de pagamento que você optar – e muitas delas dão desconto extra quando a conta é paga por débito automático.

Então, antes de contratar um novo serviço, vale a pena conferir essa informação. Dessa forma, além de acelerar o pagamento, você ainda economiza dinheiro.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.