Fui demitido! E agora? No artigo de hoje vamos dar dicas de como economizar, Pois perder a única fonte de renda pode deixar qualquer pessoa em apuros financeiros, se for um pai de família o agravante é ainda maior, o exemplo citado é só um nos diversos casos que acontecem todos os dias com diversas pessoas.
A taxa de pessoas desempregadas no Brasil aumentou bastante. Fechamos o mês de Junho atingindo cerca de 12,8 milhões de pessoas, esse cenário se agravou muito devido fechamento de muitas empresas, e a causa apontada foram as restrições devido a pandemia do novo Corona vírus.
É a maior taxa desde o mesmo período no ano de 2017, são dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vamos dar dicas de como se organizar financeiramente para economizar em caso de desemprego
Após o desligamento o trabalhador tem direito ao saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e também ao seguro desemprego que podem ser de três a cinco parcelas, isso vai depender do tempo de trabalho, claro que estamos falando de uma demissão nos padrões normais, acordos e demissões por justa causa por exemplo, as regras são outras.
É bastante comum ver pessoas que durante o período em que estão recebendo o seguro desemprego, resolvem ficar em casa, tiram esse tempo para “descansar”, deixam para se organizar depois que o seguro acaba, mas se esquecem que este é um benefício criado para ajudar o trabalhador em um determinado tempo até se recolocar novamente no mercado de trabalho.
Não deixe para procurar um novo emprego no fim das parcelas do seguro desemprego
Quanto antes você começar a busca por um novo emprego melhor. Elabore um bom currículo, caso não tenha crie um perfil no Linkedin, se possível se cadastre em sites de empregos, existem sites pagos que são muito bons e tem ótimo retorno. Também não deixe de informar aos seus de conhecidos e amigos que você está em busca de novas oportunidades.
Faça um levantamento de todas as suas despesas
Principalmente se as dividas forem de valores altos com cartões de crédito e limite de cheque especial, por exemplo, a melhor coisa a se fazer é utilizar o dinheiro que recebeu com a indenização para sanar essas dividas, os juros são altos e quanto antes se livrar melhor, dessa forma você irá conseguir pensar melhor no seu custo de vida e da sua família.
Não se iluda com a quantia alta que pode cair em sua conta bancária, e hora de economizar
lembre-se que você está desempregado e conseguir um novo emprego pode ser em um curto prazo ou não, portanto tenha juízo e não saia gastando dinheiro com coisas supérfluas, esses gastos poderão fazer falta já nos próximos meses.
Economizar e a palavra
Este é um momento delicado para todos os envolvidos dentro de uma casa, por isso outra dica importante é o envolvimento de toda a família, com objetivo de diminuir gastos, comece economizando nas contas de água e energia, cancele os planos mensais TV a cabo, contas de telefone, academia, gastos com salão de beleza e comer fora de casa, esses são só alguns exemplos de cortes que vão ajudar na redução das despesas.
Se reinvente
Existem momentos em nossas vidas que nos deixam angustiados, bastante aflitos, ficar desempregado é um deles, mas pode ser também uma oportunidade de se reinventar, usar o tempo que agora está livre para aprender, se atualizar pode ser uma porta nova se abrindo.
Você pode colocar em prática aquele dom que sempre teve, fazer bolos e doces, montar ai mesmo em sua casa o seu salão de beleza, prestar consultoria, dar aulas particulares e para isso existem vários cursos de capacitação na internet que vão ajudar bastante.
Pesquise a área que do seu interesse, usar a criatividade e quem sabe envolver outros membros da família para montar o seu próprio negócio. Mas tenha calma, faça tudo com planejamento, senão o que estava ruim pode piorar caso faça uma escolha errada.
Não use seu dinheiro pagando todas as dívidas, Economize!
Embora pareça ser o mais correto ficar livre de todas as contas, se gastar tudo que recebeu, você corre o risco de não ter dinheiro para cobrir os gastos futuros, por isso planeje, se necessário for entre em contato com os seus credores e negocie, o importante é ter cautela e não tomar decisões precipitadas, afinal conseguir um novo emprego pode demorar mais do que imaginamos.
Faça investimento de baixo risco
Se for uma pessoa que gosta de investir, é o momento também de ter cautela, faça investimentos em aplicações de baixos valores e que possam ser resgatados a um curto prazo ou quando desejar.
O ano de 2019 foi considerado um ano bastante “pesado” marcado por tragédias e perdas, em 2020 todos imaginávamos que seria um ano melhor, mas logo no início veio a pandemia do COVID-19 e mudou a vida de muitas pessoas, com isso concluímos que a única certeza que temos é que não cabe a nós prever o futuro, mas podemos sim viver com planejamento e isso inclui a nossa vida financeira.
Mesmo vivendo um momento tão delicado é importante manter a calma, isso irá te ajudar a tomar as melhores decisões, fazer boas entrevistas de emprego e viver um dia de cada vez.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares nossas dicas de como economizar em momentos difíceis. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.