Certamente o cartão é um grande aliado em muito momentos, porém, é necessário que você tenha disciplina e controle na hora de usá-lo. Os motivos para solicitar o aumentar do limite do cartão de crédito normalmente são para fazer uma viagem, adquirir algum bem, ou até mesmo para manter status.
Neste artigo vamos dar dicas para aumentar o limite do cartão de crédito, e juntamente com você, fazer todas as análises necessárias para aumentar o seu poder de compra.
Então, acompanhe a leitura até o final.
Dicas para aumentar o limite do cartão de crédito: como o banco estabelece o meu limite?
Para entender melhor como é estabelecido o limite do seu cartão de crédito, você precisa saber o que a administradora do cartão leva em consideração antes de liberar um valor de limite X para o seu cartão.
Principais critérios para aumentar o limite do cartão de crédito
Os tipos de análise de crédito variam muito de uma instituição para a outra, pois cada uma delas seguem suas próprias normas e regras. Além disso, isso explica o motivo de você conseguir aprovação de aumento de limite em uma administradora de cartão, e outras não.
As operadoras fazem uma análise baseada nas seguintes informações:
- Pontuação de score de crédito
- Renda mensal
- Estabilidade financeira
- Registros no SPC e Serasa
- Quantidade de consultas feitas no seu CPF
- Entre outras
Feita esta análise, a administradora vai decidir sobre o aumento, ou não do seu limite.
Limite do cartão de crédito: qual o valor máximo?
Antemão, o primeiro limite normalmente estabelecido pela operadora do cartão de crédito é de 30% do valor da sua renda mensal, no entanto, o limite total de crédito normalmente não ultrapassa 70% da sua renda bruta.
Relacionamento com o banco
Um dos fatores que mais influenciam no consentimento de aumento de limite do seu cartão de crédito, é o seu relacionamento com o banco, ou administradora do cartão.
Fatores como pagamento de faturas em dia, e como por exemplo, manter algum tipo de investimento junto com a instituição, podem influenciar bastante na hora de aumentar o limite.
De forma prática, o limite máximo será conquistado pelo cliente. E então, se o banco perceber que você é um bom cliente, poderá te dar limite de até 10x mais que a sua renda.
Dicas para aumentar o limite do cartão de crédito: quando devo solicitar aumento?
Normalmente as operadoras de cartão de crédito possuem um sistema de análise periódico para conceder aumento de limite. No entanto, o ideal é que essa avaliação seja feita automaticamente a cada 6 meses.
Em alguns casos o aumento pode chegar em até 25% do valor do limite, sem o cliente ao menos precisar entrar em contato com o banco.
Por isso, se você não estiver com muita urgência, vale a pena esperar a análise automática do seu relacionamento como cliente junto a operadora do seu cartão de crédito.
8 Dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito
Nós escolhemos 8 dicas para te ajudar a aumentar o limite do seu cartão de crédito. Por isso, se você seguir cada uma delas, suas chances serão bem maiores, e logo seu poder de compra ficará maior.
Portanto, acompanhe as dicas.
1 – Mantenha sua renda atualizada
O primeiro e mais importante passo para conseguir aumentar o limite do seu cartão de crédito, é manter a sua renda sempre atualizada no seu cadastro junto a instituição financeira.
Por isso, sempre envie o seu comprovante de renda atualizado. Os documentos aceitos são: contracheque, decore, declaração de imposto de renda e carteira de trabalho.
Além disso, extratos bancários também são considerados e avaliados na hora da sua análise de crédito.
2 – Pague as faturas em dia
Antes de mais nada, para solicitar o aumento do limite do seu cartão de crédito, você vai precisar mostrar para a administradora, que você é um bom pagador. Não é mesmo?
Então, pague todas as faturas em dia, ou até mesmo antes da data do vencimento.
Portanto, se você for considerado um cliente que não paga o mínimo, não parcela e não atrasa as faturas, consequentemente o banco vai te conceder aumento de limite de forma mais rápida.
3 – Pague algumas despesas no cartão de crédito
Tente se organizar para concentrar todas as suas despesas no seu cartão de crédito utilizando o limite disponível nele. Além disso, desta forma a operadora do cartão vai entender que o seu limite já não está suficiente para todos seus gastos no cartão.
Embora, não seja uma ação que garanta aumento de limite, poderá funcionar como um excelente indicador de que você precisa de mais crédito liberado.
4 – Tenha boa pontuação de score de crédito
Como citamos lá em cima, a sua pontuação de score de crédito é um dos principais fatores que são levados em consideração na hora de lhe conceder o limite inicial, por isso, manter o nível elevado destes pontos, também vai ajudar na hora de aumentar o limite do seu cartão de cartão de crédito.
Para melhorar a sua pontuação, siga as seguintes dicas:
- Mantenha todos os seus dados sempre atualizados
- Tenha contas em seu nome (luz, água, telefone etc.)
- Faça seu cadastro positivo no Serasa, SPC e Boa Vista
- Pague todas as suas contas em dia
5 – Solicite aumento de limite de 6 em 6 meses
A cada 6 meses solicite nova análise do seu cadastro para aumento do limite do seu cartão de crédito, desta forma, a operadora de crédito vai entender que você tem interesse em melhorar o seu crédito no cartão.
6 – Transfira todos os seus limites para o seu cartão
Se o seu cartão de crédito for de algum banco, você pode solicitar que o seu limite de cheque especial, seja transferido para o seu cartão de crédito.
Além disso, outros limites como empréstimo pré-aprovado, linhas de crédito de curto prazo e CDD também podem entrar nessa manobra.
Se possível, vá até a sua agência e converse pessoalmente com seu gerente, essa conversa “cara a cara” pode ajudar muito no aumento do limite do seu cartão de crédito.
7 – Tenha um bom relacionamento com o seu banco
Se você tiver um bom relacionamento com o seu banco, logo, será visto como um cliente preferencial.
Portanto, para isso, concentre seus pagamentos em débito automático, faça investimentos, adquira produtos como seguros de vida, carro ou residencial, utilize financiamentos e até previdência social do banco que administra o seu cartão de crédito.
Além disso, faça a portabilidade do seu salário para o banco, pois isso também vai garantir uma taxa menor de anuidade do seu cartão de crédito.
8 – Procure outras opções de cartão de crédito
Logo, se você tiver seguido todas as nossas dicas, e mesmo assim não conseguiu aumentar o limite do seu cartão de crédito, você poderá negociar com outros bancos.
Com todas as suas faturas pagas em dia, comprovante de renda, cadastro positivo e boa pontuação de score de crédito, as chances de você conseguir um bom limite em outra operadora de cartão são grandes, além disso, você poderá conseguir taxas melhores com outra administradora de cartão de crédito.
Dicas para aumentar o limite do cartão de crédito: peça CPF na Nota Fiscal
Enfim, nossa última dica é especial, por isso fique ligado no que vamos te falar agora. Sabe quando você vai ao supermercado, e na hora de pagar a caixa te faz a seguinte pergunta: CPF na nota?
Então, a partir de hoje comece a responder que SIM.
Isso mesmo, faça o seu cadastro em todos os pagamentos no programa de nota fiscal da sua cidade.
Desta forma, as movimentações no seu CPF irão aumentar, e consequentemente o aumento do seu limite no cartão de crédito ficará mais fácil de conseguir.
Agora que você já sabe todas as nossas dicas para aumentar o limite do cartão de crédito, é hora de colocar em prática tudo que ensinamos.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.