Sabemos que os empréstimos podem ser instrumentos úteis em várias situações, principalmente quando a saúde financeira está debilitada. Estudar, viajar, pagar dívidas, entre outras coisas, tornam a ideia do empréstimo algo próximo e viável.
De acordo com dados apresentados pelo Serasa e pela Opinion Box, cerca de 80% dos brasileiros fizeram a solicitação de algum tipo de crédito ao longo da pandemia, enquanto mais de 60% alegaram que pensam em utilizar alguma fonte de crédito nesse período de retomada.
Para a maioria, o destino do crédito tomado foi o pagamento de dívidas e compras em geral. Segundo a pesquisa, provavelmente a população vai precisar de crédito nesse momento, e, sendo assim, também vai precisar ser bastante assertiva no momento da escolha.
É importante destacar que todo e qualquer empréstimo é composto de juros. No entanto, as taxas são variáveis de acordo com cada modalidade e, caso a opção selecionada seja a com garantia, a taxa é ainda menor.
Por isso, nesse artigo apresentar essa modalidade de empréstimo que é pouco conhecido e explicar como funciona. Se você cogita fazer um empréstimo nos próximos dias, então, essa leitura é fundamental para você.
Empréstimo com garantia: o que é?
Pode-se dizer que o empréstimo com garantia é uma espécie de empréstimo pessoal que possui uma diferença em relação aos demais: a instituição credora utiliza algum bem que o solicitante possua como garantia de pagamento.
Em outras palavras funciona mais ou menos assim: Caso o pagamento das parcelas daquele empréstimo não seja feito corretamente, o bem que foi colocado como garantia, seja ele móvel ou imóvel, poderá ser requerido pela instituição credora.
Assim, a instituição tem a garantia, de uma forma ou de outra, de aquele empréstimo será quitado. Dessa forma, o risco de haver calote reduz significativamente devido a haver uma garantia de recebimento vinculado aquele acordo.
Como o empréstimo com garantia funciona?
Essa modalidade de empréstimo só é possível por meio daquilo que é chamado “alienação fiduciária”. Ou seja, o solicitante do crédito oferece algum bem que se enquadra dentro dos critérios da instituição credora como garanta no ato da contratação.
Essa alienação, também conhecida como hipoteca, significa que o tomador do crédito aliena a propriedade de um determinado bem que possua com a intenção de efetivar o empréstimo, cujos prazos para pagamento sejam maiores e juros mais baixos.
Sendo assim, a instituição credora diminui o risco de calote, caso o solicitante não efetue o pagamento das parcelas. Com o risco reduzido, a instituição consegue aplicar juros menores em comparação com a maioria dos demais empréstimos.
Atenção no momento de contratar o empréstimo com garantia
Antes de efetivar a contratação de um empréstimo com garantia, é importante checar se a instituição credora que está responsável pelo processo tem licença fornecida pelo BC para fazer esse tipo de operação. Somente as instituições que possuem autorização do BC podem ser consideradas confiáveis na hora de contratar um empréstimo.
Após essa conferência, deve-se conhecer as condições que a instituição credora apresenta para a contratação do empréstimo, sobretudo no que tange a forma de pagamento. Atualmente, operam no mercado financeiro diversas instituições que oferecem diversas modalidades de empréstimos. Portanto, fazer a simulação para avaliar qual é a melhor opção é fundamental.
Por fim, é não menos importante, o solicitante do crédito não pode esquecer de fazer um levantamento de todas as informações acerca do seu orçamento financeiro, de modo a verificar se é pertinente ou não a contratação de um empréstimo. Lembre-se: as parcelas precisam caber no orçamento.
Conclusão
Sabemos que em momentos difíceis do ponto de vista financeiro, os empréstimos se apresentam como opções que podem ajudar muitas pessoas que precisam de uma alternativa. Atualmente, há uma grade gama de tipos, sendo que cada um possui um público-alvo.
No caso do empréstimo com garantia, existe uma vantagem que torna esse empréstimo especialmente interessante: maior prazo de pagamento e juros mais baixos. Isso faz com que essa opção ganhe mais visibilidade entre os interessados na contratação de alguma forma de crédito.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.