Preloader Image 1 Preloader Image 2

ETF de Bitcoin: saiba que é e conheça suas vantagens

Esse produto financeiro permite que investidores possam ter uma maior exposição ao mercado de cripto sem que seja preciso ter um BTC.

Fonte: Google

Um ETF de Bitcoin (BTC) faz com que traders consigam obter maior exposição as criptomoedas por meio de mercado de ações tradicionais, sem que seja preciso comprar ou vender diretamente algum ativo digital.

Sendo específico, um ETF de BTC segue o preço da criptomoeda que é considerada a maior do mercado e permite que traders vendam ou comprem o valor imobiliário em um ambiente de BV ao longo do dia.  Isso pode ser feito em dinheiro ou fisicamente.


As ETFs são produtos financeiros regulamentados e bem tradicionais, além de poderem ser comprados por meio de de vários app de trading de varejo. Aqueles que são mais populares acompanham os índices da BV, como, por exemplo, o S&P 500.

A discussão sobre ETFs já dura alguns anos e ganharam maior relevância no mundo cripto – desde que o ETF “COIN” foi desprezado pela Comissão de Valores Imobiliários dos EUA no ano de 2013.

No entanto, as coisas tendem a mudar em pouco tempo. Isso porque recentemente a Ontario Securities Commission, que é responsável pela regulação financeira do Canadá, autorizou os dois primeiros ETFs de Bitcoin do Mundo. Com essa novidade, muitas acreditam que a SEC trilhe o mesmo caminho nos EUA.  

Qualquer um pode investir em ETF? Como funciona o trading?

Primeiramente me permita esclarecer uma questão: não é necessário que você seja um investidor com certificado para adquirir ETFs. Qualquer pessoa está a apta a investir neles.

Para dar início a esse tipo de investimento, você irá precisar somente criar uma conta em alguma corretora confiável ou baixar algum app de trading no seu smartphone. Feito isso, você já pode começar a comprar e vender uma gama grande de ETFs que seguem mercados diferentes.

As vantagens do trading do ETF de Bitcoin

Pode soar como contraditório fazer investimento em ETF de Criptomoeda ao invés de adquirir o próprio BTC, contudo, esse processo apresenta algumas vantagens. Confira a seguir:

  • Você não precisa passar pelo processo de armazenar a cripto de forma segura por conta própria;
  • Adquirir um ETF por meio de uma corretora é um processo que confere mais segurança, além de ser mais rápido e com menor risco de erros. Comprar ativos digitais em uma Exchange diretamente pode incorrer em algumas dores de cabeça.
  • As orientações e implicações tributárias são extremamente claras quando se trata dos produtos financeiros tradicionais em relação aos ativos digitais.

As desvantagens do trading do ETF de Bitcoin

No entanto, engana-se quem pensa que só existem prós nesse mercado. Existem diversas desvantagens também quando se trata do investimento em ETF de Bitcoin quando comparado com a aquisição de qualquer outro ativo.  Confira a seguir algumas delas.

  • ETFs só podem ser vendidos e comprados no período comercial estabelecido pelo mercado, em contrapartida, os mercados de cripto funcionam 24hs. Ou seja, o preço do Bitcoin tem um movimento acentuado e isso significa que você vai ter que esperar horas caso queira vender ou comprar mais;
  • Para adquirir ETFs, é preciso que dados pessoais sejam fornecidos para identificação do cliente, porém o BTC pode ser adquirido de maneira anônima, por meio de negociação direta com a outro interessado.
  • O Bitcoin é gratuito, já manter os ETFs irá custar o pagamento de taxas de administração.

Conclusão

As ETFs são produtos financeiros já bem conhecidos pelos investidores que estão habituados a atuarem no mercado financeiros. Apresentando uma série de vantagens, esse produto pode ser interessante para alguns traders. Por fim, vale destacar que para esse tipo de investimento a pessoa não precisa ser um investidor profissional.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.