Preloader Image 1 Preloader Image 2

Falta de semicondutores e seus impactos no Brasil

Saiba por que a ausência deste componente afeta a indústria mundial e as consequências disso.

semicondutores
Fonte: Google

Diante da crise global com relação a produção de microchips, também chamados de semicondutores, as indústrias eletrônicas vêm enfrentando dificuldades para conseguir um novo produto.

Segundo levantamento realizado pela Abnee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), 70% das empresas do setor que fazem uso dos componentes alegam vivenciar esse problema.

Em 2021 os semicondutores foram os produtos mais importados pelo setor, obtendo um crescimento de 23% em comparação ao ano anterior. Aproximadamente 40% das empresas que deram depoimentos para a Associação, especulam que o abastecimento normal do componente só acontecerá no segundo semestre desse ano.

Além disso, as empresas precisam lidar com os impactos que vem sofrendo na área da logística decorrente da pandemia. Entre eles estão: atraso no recebimento das cargas, dificuldade para reservar contêineres, custo alto de armazenamento, entre outros.

A Associação ressalta que tais dificuldades geram consequentemente grandes pressões nos custos de componentes e matéria-prima. Por sua vez, isso causa uma certa inibição na atividade econômica do país.

Problemas de oferta e demanda

Em meio a pandemia, houve momentos em que a cadeia sofreu rupturas, seja na produção de matéria-prima, ou devido a própria suspensão de atividades por parte das fábricas. Contudo, isso já foi resolvido num curto espaço de tempo.

O fato que mais chamou a atenção foi o aumento do consumo represado e, devido ao período de isolamento pelo qual passamos, a utilização de equipamentos eletrônicos. Para o segmento automobilístico, o maior problema foi que os fornecedores passaram a confecção para setores diferentes.

Assim, não é de se espantar que o resultado de toda essa crise é sentido pelo consumidor final: filas para adquirir um carro novo e preços altíssimos devido a subida nos meses anteriores. E, segundo os especialistas, existe ainda mais demanda reprimida. O que é divulgado ainda não é tudo, uma vez que muitos compradores não sinalizaram interesse por perceber a falta de produtos.

Impactos para a indústria global com a falta de semicondutores

Falta de semicondutores
Fonte: Google

Até a eclosão da pandemia, as indústrias de automóveis não possuia contato direto com os responsáveis pela produção dos semicondutores.

Esse contato era mediado pelos próprios fornecedores que trabalhavam com o fornecimento de itens mais complexos. Para alguns, ainda haverá reflexos maiores que irá reverberar em toda rede de fornecimento, bem como na relação entre as empresas.

Segundo um estudo feito pela Bain & Company, a falta de semicondutores causou uma redução de cerca de 1,3 milhão de carros que seriam feitos somente no primeiro trimestre desse ano.  Com isso, o impacto na receita desse setor pode chegar à casa dos US$ 60 bilhões.

Geopolítica envolvida no caso da falta dos semicondutores

Para os especialistas, a falta de semicondutores não pode ser considerado uma surpresa, uma vez que já se percebia a oferta beirar o limite da demanda no cenário global. Tudo ficou ainda mais delicado a partir da popularização dos equipamentos considerados mais complexos – como, por exemplo, o sistema de luzes integrado a Alexa.

É importante destacar que os semicondutores são fundamentais em qualquer tipo de inovação e cruciais quando o assunto é desenvolvimento econômico. Sendo assim, existe uma questão comercial e política intimamente relacionada, com o movimento de protecionismo.

Há projeções que estimam que a China irá concentrar 80% da sua produção nos próximos anos e os Estados Unidos já vem adotando medidas para controlar isso. Contudo, o ponto central é que os investimentos são elevados e essa indústria deverá se concentrar mais ainda. Mas o ponto principal é que os investimentos são altos e essa indústria deverá se concentrar ainda mais”.

Conclusão

A pandemia não apenas ocasionou o surgimento de uma crise econômica, como também deixou claro a importância dos semicondutores para qualquer economia. Devido a escassez dos componentes muitos produtos deixaram de ser fabricados, além do impacto financeiro causado pelo atraso na produção, sobretudo na indústria automobilística.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.