Preloader Image 1 Preloader Image 2

DAS: por que pagar essa guia é importante?

Sabemos que toda empresa tem impostos a pagar independente de qual tamanho tenham. Para aquelas que são micro, uma das maneiras de contribuir e evitar problemas é pagando o DAS.

Fonte: Google

Na vida de todo empreendedor alguns processos são cruciais para preservar o funcionamento do negócio. Um desses processos é a arrecadação de impostos.

Toda e qualquer empresa, independente da área de atuação e tamanho, precisa contribuir, evitando assim maiores problemas com a Receita.

DAS Simples Nacional: o que é isso?

A DAS é a guia de recolhimento de impostos que empresas que estão enquadradas no regime do Simples Nacional utilizam. Nesse documento contém oito tributos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos somente uma vez.

Vale destacar que a guia de recolhimento deve ser paga mensalmente sendo seu vencimento todo dia 20. Se porventura o dia do vencimento do caia em um fim de semana ou dia que não seja útil, automaticamente o vencimento fica para o próximo dia útil.

Os benefícios do Simples Nacional

Nesse sistema do Simples Nacional ter os tributos aglutinados em uma única guia não é a única vantagem. A proposta é justamente de tornar os processos mais dinâmicos. 

O regime também possibilita que a empresa seja localizada pelo número do CNPJ, que está armazenado em toda a base de dados nacionalmente. Isso faz com que além do processo de formalização ser mais simples, também gera um custo menor com taxas de registro e inscrição.

Outro aspecto interessante é que a alíquota nesse caso é calculada a partir da área em que a empresa atua e quanto é o seu faturamento. Ou seja, as empresas que possuem um ganho menor pagam menos enquanto as que tem um ganho maior pagam valores mais altos.

Em caso de não pagamento da DAS, o que acontece?

Quando impostos não são pagos pela empresa isso acarreta uma série de prejuízos. De forma mais imediata, o atraso no pagamento da guia implica na aplicação de multas e juros de acordo com o período da inadimplência.

Tais dívidas podem também fazer com a empresa deixe de ser classificada como parte do Simples Nacional por meio de um ADE (Ato Declaratório Executivo). O ADE é um documento que a Receita Federal faz uso para apontar a existência de irregularidades.

A empresa que não honra com o compromisso de pagar os impostos conta com a dificuldade de conseguir obter crédito junto as instituições financeiras, além de enfrentar obstáculos para participar de licitações que podem ser benéficas ao negócio. Em último caso, o bloqueio de bens e problemas para dividir os dividendos da empresa podem acontecer devido a inadimplência.

Conclusão

Um dos principais princípios que precisa ser preservado para garantir a sobrevivência de qualquer empresa é o pagamento dos impostos. Nesse sentindo, as empresas que se encontram enquadradas no regime do Simples Nacional precisam estar atentas para não deixar de recolher e assim evitar problemas.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.