Preloader Image 1 Preloader Image 2

Home office: os hábitos que podem prejudicar a saúde

Dor nas costas, insônia, bruxismo, entre outros males estão sendo adquiridos no período de home office por causa da pandemia. Entenda melhor essa questão.

Home office
Fonte: Google

Devido a pandemia o home office acabou se tornando uma realidade em termos de trabalho para milhares de pessoas. Embora essa ideia de trabalhar de casa possa soar como muito boa, ela pode gerar maiores comprometimentos a saúde.

Excesso de peso, queda de cabelo, insônia, má postura, entre outros maus hábitos geralmente são adquiridos nesse regime de trabalho e isso acabou acontecendo nesse período de isolamento social segundo um estudo da farmacêutica britânica LloydsPharmacy, publicado no ano passado.

De acordo com os pesquisadores, os efeitos causados pelo home office variam entre a alteração da cor da pele devido à falta de sol ao ganho de peso excessivo decorrente do sedentarismo.

Caso nada seja feito no sentido de combater os maus hábitos decorrentes desse período, os médicos alertam que os comprometimentos atuais podem se manter durante longo prazo, podendo chegar até cinco anos.

Se você está trabalhando de home office e quer saber um pouco mais sobre como esse modelo de trabalho afeta negativamente a sua saúde podendo gerar prejuízos maiores, continue com a leitura e veja algumas das reações causadas.

Queda de cabelo

Devido ao estresse causado pelo isolamento social somado as altas demandas de serviços do home office, as reclamações sobre queda de cabelo tornaram-se algo cada vez mais comum nos consultórios dermatológicos.

Quando uma pessoa está estressada, seu corpo libera doses de substâncias consideradas inflamatórias ao organismo, além de hormônios que afetam diretamente os chamados folículos pilosos e acabam convertendo os fios da fase de crescimento para a da queda.

Postura errada e dor nas costas

Home office
Fonte: Google

Quando procura-se equilibrar saúde e produtividade, é fundamental em um contexto home office trabalhar diante das telas com mais cautela, adotando uma postura corporal que previna o aparecimento de dores, sobretudo quando elas são causadas pelo fato de passar muitas horas sentado.

Sabemos que permanecer durante horas na mesma posição, principalmente com a postura errada, sem que se levante em alguns momentos, pode ocasionar o surgimento de lesões, além de ser muito desconfortável.

Problemas na concentração

Provavelmente você já deve ter reparado que trabalhando em casa, manter a concentração é um exercício que exige maior esforço. Isso é porque a nossa mente é programada para se distrair mais facilmente, principalmente quando o local no qual trabalhamos passa a ser um local mais confortável.

Normalmente o ser humano não é um ser acostumado a manter a concentração e receber as benesses que esse ato proporciona em meio a execução das atividades cotidianas.

Insônia e distúrbios do sono

Segundo reportagem publicada pelo jornal The Washigton Post, a pandemia está destruindo o sono das pessoas. Com profundas ramificações na área de saúde pública, a coronasomnia tem criado uma população de “insones crônicos” que batalham contra os declínios da produtividade, mais impaciência, e riscos de hipertensão maiores.

Bruxismo

Segundo as vivências de profissionais nos consultórios e pelo volume aumentado de buscas no Google pelo tema, durante a pandemia o bruxismo aumentou.

Isso porque o estresse causado pelo período pandêmico tem feito com que as pessoas estejam rangendo os dentes, causando um desgaste acelerado e comprometendo a saúde óssea, além de lesionar e prejudicar a estética da arcada dentária.

Conclusão

Com a pandemia o home office ganhou um protagonismo no mercado de trabalho sem precedentes. Com isso, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa, contudo, sem o devido preparo e estrutura para enfrentar essa condição.

Com isso, inúmeros problemas relacionados a saúde das pessoas começaram a surgir e tendem a continuar aparecendo a medida em que não há um cuidado maior com essa questão.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.