Preloader Image 1 Preloader Image 2

Impostos que pagamos: saiba o que são e os principais deles

Imposto nem sempre é assunto de interesse da maioria. Preferimos deixar de lado essa discussão. No entanto, saber sobre eles e onde são aplicados é fundamental. Afinal, arcamos com seus pagamentos anualmente.

Impostos que pagamos
Fonte: Google

Sabemos que nosso país é conhecido por ter a uma das maiores cargas tributárias do mundo. O Brasil está acima da média de tributos global, que é de 27,1%, bem como da média da américa latina também, de 28,1%.

Por aqui, o imposto médio cobrado sobre uma empresa é de 34%. Essa taxa, praticada sobre o setor privado principalmente, é maior do que países como Uruguai, Chile e México. Ao contrário daquilo que acontece nesses países em que há uma tendencia de queda na taxa de tributação, no Brasil desde 1998 registra-se apenas aumento.

Afinal, quais são os tipos de impostos que o brasileiro paga anualmente e como é o funcionamento deles. Vale destacar que essa é uma das dúvidas basais quando o assunto é tributo. Qual é sua natureza e para que serve é uma informação que devemos saber inicialmente.

Isso é necessário porque diante dessa enorme e complexa gama de impostos que pesam sobre o bolso do brasileiro, por vezes não nos apercebemos da origem e finalidade de cada um deles.  

Sendo assim, nesse artigo iremos abordar um pouco sobre algumas diferenças entre os impostos que são pagos, como eles funcionam e apresentar três dos maiores.

O que são impostos?

Segundo a legislação tributária vigente, imposto é tributo cuja obrigação é gerada independente da atividade específica relaciona ao contribuinte. Em outras palavras, os impostos têm caráter contributivo, não havendo vinculação alguma com uma contraprestação específica.

Dessa forma, o destino dos recursos recolhidos oriundos dos pagamentos nem sempre é específica. Os valores referentes aos impostos geralmente são um percentual atribuído em cima de algum valor.

As Taxas

Já as taxas, são uma espécie de tributo vinculado e faz parte da lista dos impostos que arcamos. Portanto, sua geração se dá por meio de uma atividade específica do estado: serviço específico e divisível, oferecido ao contribuído ou unidade a sua disposição. Um exemplo disso e a taxa de lixo, que é cobrada em cidades como São Paulo. 

Alguns impostos mais comuns que pagamos

Imposto de Renda

É importante destacar que o IR representa uma das fontes principais de arrecadação da União e faz parte da lista de impostos que pagamos todos os anos. Basicamente, esse imposto incide em um percentual sobre a renda das pessoas, que tem a sua maior parcela arrecadada diretamente na fonte.

Como dito anteriormente, anualmente os contribuintes, tanto pessoa física quanto jurídica, realizam a Declaração Anual de IR. Nessa declaração, todas as obrigações dos contribuintes junto ao Governo Federal são sintetizadas por meio da Receita Federal.

IPI   

Outro imposto que é bastante comum e que compõem a lista dos impostos que pagamos todo ano é o IPI. Esse imposto passou a ser usado até em propaganda dos comércios, como estratégia de marketing para venda.

Isso porque, quando há redução na incidência do IPI, consequentemente haverá queda no preço das mercadorias. Esse imposto incide sobre carro, eletrodomésticos, entre outros.

IOF  

Por último, o IOF, um dos grandes vilões daqueles que gostam de viajar internacionalmente para fazer compras com o cartão de crédito. Isso porque, a taxa de IOF está em 6,38%, fixada e vigente desde 2019 e se trata de um imposto que é cobrado geralmente nas operações de crédito e câmbio. Dessa forma, esses três impostos representam a “tríade” do orçamento da União.

Conclusão

A carga tributária brasileira é considerada altíssima e por isso, é pauta nas rodas de debates já há alguns anos. No entanto, como cidadão é importante saber quais são os principais impostos que pagamos anualmente e seu respectivo destino. Sem essa informação não há como fiscalizar e questionar.

 

Written By