Muitas pessoas possuem uma reserva financeira, mas não sabem como devem investir de forma mais segura e que gere maior rentabilidade ou até qual é o melhor tipo de investimento para compor sua carteira.
O fato é que não há uma fórmula mágica que seja capaz de responder a todas as perguntas quando o assunto é investimento. No entanto, existem orientações que se seguidas podem contribuir para a diminuição da margem de erro na hora de escolher o destino dos recursos que disponibilizou.
Sendo assim, esse artigo tem o objetivo de auxiliar você nesse sentido, sendo uma espécie de guia para te ajudar no conhecimento do seu perfil de investidor. A partir disso, segundo suas metas e prazos, será possível investir de maneira mais eficaz e assertiva, sem que gere perda de tempo desnecessário.
Afinal, por que as pessoas devem investir?
Pode-se dizer que a principal vantagem quando o assunto é investimento é a rentabilidade proporcionada pelos ativos quando o investimento é bem planejado. Quando valores ficam parados na conta, seja na poupança ou conta corrente, ou até mesmo embaixo do colchão como costume de alguns, a pessoa perde chance de fazer esse valor render.
Dependendo do investimento que a pessoas escolher, por exemplo, é possível que ela passe a ter a partir daí uma renda extra que lhe sirva de ajuda para complementar a renda formal.
É fundamental lembrar que quando deixamos o dinheiro parado há desvalorização com o passar do tempo. Com isso o poder de compra diminui no longo prazo. Ou seja, investir é uma das melhores opções quando se busca rentabilidade e crescimento do patrimônio.
Metas: o que você quer alcançar?
Citamos anteriormente que para se pessoa que obter sucesso no mercado de investimentos é preciso ter claro qual são as suas intenções ao investir. Pode-se dizer que o objetivo de vida que cada investidor possui é um dos pontos principais no que diz respeito a auxiliar no processo de escolha de um investimento.
Sendo assim, reflita: o que pretendo alcançar com esse investimento? Casa? Carro? Viagens para o exterior? Reserva de emergência? Enfim, independente de qual seja a resposta para essa reflexão, ter uma ideia de horizonte de investimento passa a ser possível.
No entanto, se o objetivo for de curto prazo, o recomendável é que a pessoa opte por aplicações que contem com maior liquidez. Mas, se o objetivo é algo futuro que não está tão próximo, optar por um investimento de médio e longo prazo pode ser mais interessante por contar com rendimentos maiores.
Conclusão
Ter noção por onde e como dar início no mercado de investimentos não é algo simples como alguns consideram. É necessário ter um certo conhecimento sobre a área bem como do perfil de investidor que a pessoa interessada possui.
Quando o investidor tem clareza sobre seu perfil, os objetivos, quais são as melhores opções de investimentos é muito mais simples destinar os recursos. Ficar atento as tendencias de mercado, os desdobramentos da economia e da política é fundamental para saber os prováveis impactos que podem haver.