A venda de imóveis tem se mostrado promissora para aqueles que querem investir seu dinheiro em algum ramo, houve uma queda nas taxas de juros habitacional e a solidez fez com que o mercado imobiliário fosse colocado em destaque para os investidores.
Acredita-se que há uma chance da economia se levantar em médio e longo prazo, então nenhum investidor estaria arriscando investir seu dinheiro em setores que não se demonstrem seguros e promissores.
De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), o meio do ano de 2020 o setor imobiliário demonstrou um aumento significativo de 10,5% se comparado ao meio do ano de 2019, um dos principais motivos se deu pela queda dos juros e alta comercialização de imóveis no inicio desse ano.
Quais as garantias que o ramo imobiliário apresenta para o investidor?
Um dos principais fatores é a rentabilidade a longo prazo, as taxas de juros sofrem variação ao longo do tempo com chances de receber ganhos significativos em aplicações em rendas fixas. Ainda que haja algum período em que a economia esteja em recessão, existe uma rentabilidade significativa no ramo imobiliário.
Não podemos deixar de mencionar a maior estabilidade financeira que o ramo imobiliário traz para o investidor, mesmo que haja uma variação na renda mostrando grandes quedas, o valor dos imóveis não é diretamente afetado.
Investir em imóveis garante para o investidor a renda fixa mensalmente e caso o imóvel esteja assegurado em imobiliária o investidor irá receber essa renda mesmo que o inquilino pague em atraso suas despesas de aluguel.
Além disso, algumas imobiliárias garantem mais benefícios ainda para o investidor, como seguros de conservação à propriedade e danos.
Existe alguma segurança das construtora para estar adquirindo um imóvel?
Algumas empresas do ramo imobiliário garantem benefícios facilitadores para o comprador, fazendo com que o processo de compra se torne mais fácil, rápido e prático, sem muitas dores de cabeça.
Dentre essas facilidades estão transparência nas taxas e custos, recurso de assinaturas online para que o contrato não exija a presença do investidor, fotos nítidas e de qualidade e informações detalhadas sobre o imóvel, atenção meticulosa para os contratos e documentos para não dar margem para erros e riscos.
O que devo ter mente ao investir no mercado imobiliário?
Ao pensar em adquirir um imóvel em tempos difíceis de pandemia como estamos vivendo, deve-se pensar a longo prazo e nas vantagens que essa renda fixa irá te trazer.
Você deve considerar que não é a hora de investir em um imóvel caso você deseje morar nele, ao comprar um imóvel para moradia você terá gastos que podem estar além do seu orçamento e você não receberá nenhum retorno de renda do seu imóvel.
Mesmo que futuramente o seu imóvel se torne um bem altamente valorizado, o principal benefício de se adquirir um imóvel neste momento é para ter uma renda fixa.
Outro ponto que deve ser levado em conta é que caso você tenha dinheiro para investir e comprar a vista você terá oportunidades de desconto que podem ser bem benéficas se comparado ao financiamento.
Quais são as maiores desvantagens de investir no mercado imobiliário?
Como em todo investimento existe algumas desvantagens no ramo imobiliário, não é um investimento tão acessível pois você precisa ter um montante maior de dinheiro pelo menos para a entrada.
Futuramente caso queira vender poderá ter problemas dependendo de como a economia estiver; não é um investimento tão diversificado e com tantas possibilidades como os investimentos em outras áreas econômicas; caso o aluguel do seu imóvel não seja por imobiliária você corre o risco da inadimplência.
Assim como, caso a compra do seu imóvel tenha sido de forma financiada você terá uma dívida longa para pagar.
Quais as dicas para quem quer investir no mercado imobiliário?
Geralmente grandes empreendimentos imobiliários são feitos por construtoras, é de suma importância que o investidor pesquise sobre a empresa que está construindo o imóvel que você está disposto a investir, geralmente as construtoras maiores e de renome passam mais segurança e garantias para o comprador.
Pesquise bastante antes de investir o seu suado dinheiro, converse com profissionais que entendam do assunto, entendam de economia e entendam de construção civil, assim você vai conseguir analisar todos os prós e contras daquele imóvel, até questões de estrutura e valor.
Fique atento a localidade, pesquisa se o bairro onde você fará seu investimento tem chances de ser valorizado futuramente, se é um local seguro para seus futuros inquilinos morarem, dentre vários outros fatores. Não faça nada por impulso e tenha todas as garantias que o seu investimento irá trazer rendimentos.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.