Guardar dinheiro e fazer investimentos na poupança sempre foi o meio mais popular e mais acessível, pelo menos é o que todo mundo sempre achou, sempre houve aquela fala popular do tipo: “Você está com um dinheiro a mais guardado? Invista na poupança.
Lá você consegue guardar, não paga taxas e ainda rende um dinheirinho no fim do mês”. Não me diga que você nunca ouviu isso, nem que seja do seu pai, sua mãe, avó ou do seu avô. Entretanto, as coisas mudaram, os mercados se ampliaram e isso também ocorreu com o mercado financeiro, existem investimentos especializados para o seu propósito de investimento, quanto você quer guardar, quanto quer investir e em quanto tempo quer retirá-lo.
Inclusive, a poupança não é um meio de poupar que te garante que você não vá mexer e que seja propriamente destinado para aquilo que você pensou, afinal, você tem acesso ao dinheiro em qualquer momento e pode movimentá-lo.
Por que a poupança não é mais o melhor tipo de investimento e a melhor forma de guardar dinheiro?
Apesar da poupança ser o investimento mais tradicional entre a população brasileira, com os anos e com novos tipos de investimento surgindo suas desvantagens tem aparecido. A poupança tem base em duas taxas: a SELIC e a REFERENCIAL, taxas que sempre serão calculadas pelo governo.
Atualmente a taxa SELIC está bem baixa, 2% para sermos mais exatos, a referencial está em 0,0%. Sendo assim, fazendo a conta da SELIC + REFERENCIAL, se você tiver 2.000,00 na sua poupança hoje, ela renderá 0,116%: R$ 2,32 centavos ao mês e R$ 28,00 ao ano. Então, por mais que a poupança tenha algumas vantagens como isenção do imposto de renda e facilidade em resgatar seu dinheiro, perante o rendimento dela ainda temos valores muito baixos.
Outras opções a se considerar entre investimentos de renda fixa, porém ainda opções parecidas com a poupança
Certificado de depósito bancário
Esse investimento ainda é um investimento próximo da poupança e funciona como um empréstimo, você empresta dinheiro para a sua instituição financeira e após o período que você estipulou na sua aplicação o banco te devolve com juros.
Temos dois tipos: o CDB pós- fixado em que o investimento ficará atrelado ao CDI ou indexado à inflação; o CDB pré fixado em que no momento da aplicação será definido a sua taxa de juros e você saberá exatamente quanto dinheiro irá resgatar no fim do tempo estipulado.
Os investimentos CDB não possuem taxas, mas você pagará incidência do IR e caso faça a retirada antes de 30 dias o banco irá descontar o IOF, famoso Imposto sobre operações financeiras, é um investimento que possui a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O CDB é uma opção a se considerar, entretanto não é atualmente, a melhor.
Letra Financeira
Para pessoas que buscam investir em espaços de tempo a longo prazo, esse investimento é uma opção, o investimento deverá ser para um prazo de 2 anos e você deve ter uma quantia de investimento mínimo de 50 mil reais.
Em hipótese alguma você conseguirá resgatar esse investimento antes do prazo estipulado e não tem garantia do FGC. Entretanto, a rentabilidade da letra financeira tem se mostrado vantajosa.
Letras de Crédito Agronegócio e Letras de Crédito Imobiliário (LCA E LCI)
O LCA E LCI são investimentos para quem busca investir em um curto prazo de tempo, possuem uma rentabilidade bem considerável e isenção do IR. Nas Letras de Crédito Imobiliário, você faz o empréstimo de dinheiro para empresas desse setor e você receberá o seu dinheiro de volta com todos os juros estipulados e o prazo também.
Nas Letras de Crédito Agronegócio funciona da mesma maneira, porém o empréstimo será para a captação de dinheiro para empresas do setor do agronegócio. São bons investimentos para pessoas que não possuem tanto dinheiro para investir, afinal o investimento mínimo será de 1.000,00, você poderá retirar com no mínimo três meses e mais de 100% do CDI.
Tipos de investimentos mais atuais e mais usados atualmente
Investimentos em bancos digitais
Há ainda os investimentos menores nos bancos digitais como o Banco Inter, eles possuem uma plataforma de investimentos completa, você mesmo escolhe a forma como quer investir, período e todas essas questões.
Você poderá investir nos produtos de renda fixa, um investimento para pessoas que necessitam de liquidez ou até mesmo para quem quer deixar o dinheiro por mais tempo; você terá opções pré e pós fixadas para escolher; fundos de investimentos para melhorar o desempenho de todas as suas aplicações; previdência privada para encontrar os melhores fundos de previdência complementar; renda variável para quem procura novas estratégias nos investimentos.
Uma opção boa para deixar o dinheiro investido em médio e longo prazo e ofertas públicas com títulos e valores mobiliários para captação de recursos de empresas. Tudo isso em uma só plataforma, é uma opção a se considerar, não é mesmo?
Tesouro Direto
O investimento no tesouro direto tem se tornado a opção mais utilizada e vantajosa atualmente, muitas pessoas estão saindo da poupança e indo para o TD. Porém, o tesouro direto também é uma boa opção para grandes investidores.
Ao investir no TD o investidor irá emprestar dinheiro ao governo, você estará comprando títulos do governo federal. O TD possui uma liquidez diária e permite investimentos muito pequenos e muito altos, por exemplo, há títulos de 30,00.
Além disso, ele se adequa a vários perfis de investidores e não é restrito a determinadas instituições financeiras e você terá opções de alguns grupos de títulos como os prefixados, pós-fixados e os híbridos.
Falaremos detalhadamente sobre isso posteriormente. Porém, o que você precisa saber para considerar o Tesouro Direto inicialmente é que ao planejar o seu investimento você já saberá exatamente quanto vai receber, você escolhe o tipo de título para isso, você poderá resgatar quando quiser, mas existem opções dentro do tesouro direto que esse resgate não compensa.
As taxas não são altas, investir nos títulos do governo é mais garantido do que os anteriores que são para instituições financeiras, um título do tesouro prevê juro fixo de 6% numa média de dois anos e rentabilidade é alta. Como falado, o Tesouro Direto é atualmente o tipo de investimento mais utilizado.
Conclusão
Analise, veja seus propósitos, seu tempo de investimento, quanto deseja investir e veja qual a melhor opção para você!
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.