Metas de Ano Novo carregam a fama de não ter uma vida útil muito longa. Isso pode até ser verdade, mas não precisa continuar sendo assim.
Por isso, uma das estratégias que melhor funciona para tirar as promessas do papel é transformar aquilo que foi prometido em metas. Dessa forma, pode ser que este ano seja o ano em que realmente as coisas saíram do papel.
Para criar metas para o novo ano é preciso que você trace uma lista que comporte vários pontos da vida comum a serem melhorados ao longo dos meses. Por exemplo:
- Como espero atingir os objetivos profissionais desse novo ano?
- O que espero alcançar em 2022 e como fazê-lo?
- Como e com quais instrumentos irei me organizar?
Após fazer uma lista e responder as perguntas contidas nela, provavelmente haverá mais clareza em relação a aquilo que deseja fazer. Dessa forma, você poderá traçar melhor as coisas.
Objetivos para 2022: qual é o seu?
Viajar, pagar contas, estudar fora, casar-se, ter filhos, comprar um carro, reformar a casa, sair do vermelho, entre outras tantas coisas, seja qual for o seu objetivo fato é que será necessário o mínimo de planejamento financeiro nesse novo ano para alcançá-los.
A questão é que, quando estamos falamos de finanças pessoais, muitos daqueles conselhos práticos e óbvios parecem não ter ressonância na realidade.
“Pare de gastar com bobeiras”; “registre cada centavo que gastar”; “faça um investimento”. Essas e outras são as afirmações que a maioria de nós está acostumado a ouvir, mas a pergunta é: como esses grandes objetivos conseguem fazer parte da rotina das pessoas?
Metas de ano novo: 3 ideias para você começar o ano diferente
O objetivo das metas feitas no início de cada ano serve para que você comece bem o ano que está chegando — afinal, ter um autocuidado também é importante. Por isso, separamos 3 ideias de metas para ajudar você:
1. Não corte todos os gastos destinados ao lazer
Isso mesmo! Você não leu errado. A primeira meta para que nesse ano que se inicia a sua saúde financeira esteja em dia é justamente essa: não corte todos os gastos relacionados a aquilo que promove lazer e descanso.
2. Perca o medo de questionar
Conversar sobre dinheiro nem sempre é fácil ou confortável para a maioria das pessoas. Quando a conversa é com quem parece entender mais que você do assunto, então, isso pode ser muito intimidador.
Por isso, uma meta interessante para 2022 é perder o medo de fazer perguntas para o gerente do banco, atendente financeiro ou qualquer outra pessoa que preste um serviço nessa área. Esclarecer as dúvidas nos mínimos detalhes é fundamental para não dar passos errado.
3. Monte um orçamento
Pode parecer complicado, mas fazer um orçamento de casa ou até mesmo de um projeto de vida, pode ser uma ferramenta que lhe auxilie. O mais importante nesse sentindo, é ter ciência de qual é a renda total e quais são os custos da manutenção mensal.
4. Crie uma rotina para poupar
Em 2018 foi feito uma pesquisa que apontou que a meta principal dos brasileiros para o próximo ano era conseguiu poupar dinheiro. Aproximadamente 60% das pessoas entrevistadas manifestaram ter esse objetivo.
O problema de metas como essa é que se trata de algo muito abrangente e evasivo. Logo, fica difícil dar o primeiro passo nessa direção. Uma alternativa viável é fragmentar essa grande meta em pequenas metas, de modo que parece tangível fazer isso.
Conclusão
Todo fim de ano estamos acostumados a fazer uma série de proposições para o próximo ano. Objetivos e mais objetivos são desenvolvidos com o intuito de fazer do ano que chega um ano diferente, melhor que o anterior.
Assim, criamos metas e mais metas, sobretudo na área das finanças. Contudo, tudo isso só será uma realidade na medida em que conseguirmos fazer uma coisa de cada vez, sermos intencionais, razoáveis e trabalharmos com propostas tangíveis. Do contrário, só haverá frustração.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares sobre suas metas para esse ano novo. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.