Provavelmente você em algum momento já deve ter recebido de instituições financeiras mensagens cujo conteúdo era sobre Open Banking, certo?
Também conhecido como Open Finance, esse sistema começou a ser implementando no país e tanto as instituições como os clientes estão no processo de adaptação dessa nova realidade.
No entanto, uma onda de desconfiança paira sobre essa novidade. Muitas pessoas se questionam sobre a segurança de seus dados, sobre como será feita a troca de informações entre as instituições, entre outras coisas.E quanto aos benefícios? Quais são oferecidos para os clientes e quais são oferecidos para as instituições? É um procedimento viável? Será obrigatório a concessão? Essas são apenas algumas das diversas dúvidas sobre essa questão.
O que é Open Banking?
Open Banking é um sistema que autoriza o cliente transferir todos os seus dados registrados em alguma instituição para qualquer outra instituição que ele queira, sem que haja necessidade de iniciar um relacionamento do zero com a instituição que receberá os dados.
A partir do Open Banking passa a ser possível transferir todo o histórico de transações que o cliente realizou. Assim, as pessoas poderão fazer uso dessas informações tornar o seu perfil já conhecido imediatamente quando forem iniciar um novo relacionamento com alguma instituição financeira.
O novo sistema oferece diversas vantagens para todos os envolvidos. Essas vantagens dizem respeito a dar transparência e controle para o cliente sobre seus próprios dados – bem como estimular a competitividade no mercado para gerar novos produtos com taxas mais baratas.
Benefícios do Open Banking para clientes
1. Autonomia para adquirir produtos e serviços
Hoje em dia, existe uma gama grande de burocracias que impedem que o histórico financeiro das pessoas seja compartilhado entre as diferentes instituições.
A proposta com o Open Banking é que isso mude. Com o sistema, a pessoa possui uma maior liberdade para ter conta onde quiser, com todos os benefícios que a instituição oferece sem que haja maiores dores de cabeça.
2. Controle das informações e do histórico financeiro
Com o Open Banking o cliente possui controle 100% dos seu histórico financeiro – histórico esse, que antes era de pertencimento exclusivo as instituições financeiras.
Sempre que quiser compartilhar uma informação privada, algum histórico de crédito ou até mesmo extrato bancário, a instituição na qual possui conta será obrigada a fornecer essas informações a outras a partir do consentimento do cliente. Dessa forma, a pessoa não fica mais “refém” de uma única instituição.
Benefícios do Open Banking para instituições
1. Sistema financeiro inovado
As fintecks passam a ter mais espaço com a implementação desse sistema. Tais empresas passam a ter a chance de apresentar soluções inovadoras para tornar o dia a dia das pessoas mais fácil.
2. Padronização da conversa
O Open Banking permite que a pessoa leve sus informações e histórico financeiro para outra sem maiores empecilhos. Isso torna a comunicação entre as instituições mais fluída e isso só será possível devido ao uso da tecnologia API.
No sistema Open Banking as instituições financeiras terão APIs abertas, que irão permitir que sistemas de empresas diferentes se comuniquem dentro de um ambiente compartilhado, porém, seguro e restrito.
Dessa forma, quando o cliente autorizar, uma instituição poderá ter acesso a informações sobre o histórico financeiro dele em uma outra instituição, por exemplo.
Conclusão
O sistema Open Banking é uma novidade que chegou para revolucionar a comunicação entre as instituições e a forma como as pessoas se relacionam com seus próprios dados. A partir dessa ferramenta, não será mais preciso ficar em uma única instituição por causa do desanimo que gera começar um relacionamento do zero com outra.