Preloader Image 1 Preloader Image 2

Pagamento por aproximação: saiba o que é e entenda como funciona

Com o avanço da tecnologia o sistema de pagamento está ficando cada vez mais dinâmico, simples e seguro. É assim que o sistema de aproximação é visto. Um meio de pagamento que confere maior segurança para os usuários e mais agilidade nas transações.

Pagamento por aproximação
Fonte: Google

Com o mercado de crédito que a cada vez mais se aquece, é normal que novas tecnologias surjam visando alcançar um público específico. Nesse sentido, você já ouviu falar sobre a tecnologia contactless ou pagamento por aproximação?

Essa relativa nova tecnologia vem chamando atenção e conquistando um número de adeptos ainda maior. E os motivos desse “arrebanhamento” são muitos, mas o principal deles, é a praticidade e segurança que essa forma de pagamento confere ao consumidor.

Nesse formato de pagamento você percebe que não é necessário carregar o cartão de crédito contigo. Saiu correndo de casa, decidiu dar uma corrida na praia ou qualquer outro motivo que o tenha feito esquecer o cartão, tudo bem!

Ter uma pulseira de pagamento ou até mesmo um celular faz com que esse problema do esquecimento da via do cartão seja resolvido facilmente. E caso você ainda tenha dúvidas se essa forma de pagamento vai ser útil continue com a leitura desse artigo que iremos te explicar.

Pagamento por aproximação: o que é?

Entender como o sistema de pagamento por aproximação funciona é importante para que não haja receios no momento de realizar o processo.

O pagamento por aproximação surgiu como uma proposta de diminuir a forma atual de fazer compras, ou seja, o mecanismo vigente postula que que a pessoa aproxime o cartão de alguma máquina de cartão e então realize o pagamento. Em outras palavras estamos falando de um sistema antifraude.

Vale destacar que o mecanismo de segurança criado para funcionamento desse serviço é um dos principais no mercado, sendo o mesmo que a maioria das operadoras de cartão utiliza. É importante dizer que por meio dessa forma de pagamento pode ser ativada ou desativada a qualquer momento pelo usuário. Caso haja algum receio do uso dessa tecnologia, basta desativá-la.

Para fazer a ativação ou desativação da função de pagamento por aproximação o usuário do cartão pode fazer essa operação diretamente no site ou se preferir no aplicativo do próprio cartão ou instituição financeira.

O pagamento por aproximação por meio do celular, pulseira ou cartão funciona como?

Pagamento por aproximação
Fonte: Google

O pagamento por aproximação por meio desses equipamentos só é possível graças a uma tecnologia denominada NFC – sigla em inglês para a palavra near Field Communication, que em tradução livre significa comunicação por campo de proximidade.

Ou seja, as informações sobre os pagamentos que estão sendo feitos são transmitidas diretamente, sem precisar que haja contato físico ou senha. A princípio isso pode gerar desconfiança e até mesmo um relativo medo de quem o conhece pela primeira vez. No entanto, o sistema é confiável.

Essa tecnologia é responsável por transmitir informações no formato de código que somente as maquinhas e o seu dispositivo reconhecem. Não existe interação entre as outras máquinas.  Há sim alguns momentos em que é preciso inserir a senha. Isso está associado ao valor da compra. Quando o limite é ultrapassado, esse recurso é um mecanismo de segurança.

É seguro o pagamento por aproximação?

Podendo ser considerado até mais seguro que a forma de pagamento tradicional, o pagamento por aproximação não apresenta riscos com relação a fraude e golpes.

Cada compra que é feita por meio da tecnologia NFC, é gerado uma espécie de criptografia que favorece a proteção dos dados do usuário para evitar a clonagem do cartão. Isso dificulta o acesso de pessoas mau intencionadas as informações pessoais.

Conclusão

Como foi possível perceber, o sistema de pagamento por aproximação é fácil de entender e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento pelo usuário. Em meio ao período da pandemia ele foi muito usado, evitando o contato direto com as maquininhas no período mais crítico.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.