Preloader Image 1 Preloader Image 2

Pedido de demissão: Veja dicas de como fazer o seu

Nem sempre é fácil fazer um pedido de demissão. Como fazer isso sem maiores conturbações? O que falar? Confira abaixo algumas dicas para essa situação.

Pedido de demissão
Fonte: Google

Oficialmente contratado, se desenvolveu na empresa, encarou desafios e se tornou responsável por algumas funções. No entanto, passado um tempo trabalhando naquela determinada empresa, você percebeu que fazer o que faz já não é algo que tem muito sentido e você começa a pensa em como fazer o pedido de demissão!

Ou então você percebe que não há possibilidade de crescimento ali, e por outro lado já houve propostas de novas possibilidades mais interessantes. E então? o que fazer?

Pedir demissão pode representar um momento bastante delicado, pois envolve uma série de fatores. Contudo, é fundamental tratar o assunto com certa naturalidade.

Afinal, pedir demissão faz parte do processo natural na relação de trabalho, uma vez que oportunidades novas e melhores podem surgir a qualquer momento, ou mesmo quando o trabalhador se encontra insatisfeito com o local.

Porém, existe uma forma de pedir demissão. Você sabia? Pois é, não basta apenas decidir favoravelmente a pedir demissão. É preciso saber como fazer isso. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas que ajudam a lidar com essa situação.

Certifique que você de fato quer sair da empresa

Cuidado para não tomar nenhuma decisão nesse sentindo no calor do momento. Antes de formalizar o pedido de demissão, certifique de que é isso mesmo que você quer e quais são as reais motivações por detrás.

Caso você já tenha diagnosticado as razões que o levam a sair da empresa, avaliá-las se elas são passiveis de negociação ou não é fundamental.

Mas, se houver uma insatisfação muito alta com a posição atual, função que ocupa e atividades que exerce, ocasionando afetações em sua saúde mental, então, não se trata de algo mais tão negociável assim. Talvez seja mais razoável pedir demissão.

Se prepare para essa hora

Tomou a decisão? É isso mesmo que você deseja? Nesse caso, o segundo passo a ser dado é se preparar para o momento em que a demissão acontecer.

Há pessoas que ao pedirem demissão querem durante alguns meses descansar e se dedicar a realizar alguns cursos. Caso você faça parte do grupo que tem condição para isso, vale lembrar que, uma vez que não haverá mais salário sendo creditado, é preciso possuir uma boa reserva de modo que esta consiga arcar com os custos fixos do dia a dia.

Considerar que encontrar uma nova oportunidade de trabalho pode demandar tempo, é muito importante. Geralmente as pessoas planejam conseguir um novo trabalho nos próximos dois ou três meses sendo que a espera pode durar mais tempo. Por isso, se planejar é fundamental.

Converse com o seu chefe direto na hora de fazer o pedido de demissão

Pedido de demissão
Fonte: Google

Antes de procurar o RH para comunicar sua demissão converse com quem é seu chefe direto. Conte para ele quais foram as motivações que o levou a tomar tal decisão e seja transparente no que você pretende dali para a frente.

Mesmo diante de um pedido de demissão, é fundamental lembrar que o mercado cobra uma estratégia. Como dito no início do artigo, existe uma maneira recomendada para oficializar sua saída.

O famoso networking é precioso, portanto, estabelecer e manter uma relação saudável com quem é seu chefe, bom como com os colegas de trabalho, é útil não apenas para ter um espaço de trabalho prazeroso, mas para te ajudar a mante portas abertas.  

Ao receber uma contraproposta, avalie bem antes de decidir pelo pedido de demissão

Em meio a converse com seu chefe direto ou com gerência da empresa, pode ocorrer de lhe fazerem uma contraproposta, oferecendo um aumento de salário ou até mesmo uma promoção. A dica é: ouça com atenção aquilo que a empresa está oferecendo.

Se as motivações de sua saída estiverem relacionadas direta e unicamente relacionadas com a parte financeira, pode ser que continuar ali valha a pena em alguma medida. Contudo, avalie com cuidado para que evitar reconsiderações pouco depois.

Conclusão

Pedir demissão é algo que pode acontecer a qualquer momento da vida profissional de uma pessoa. Contudo, é importante avaliar alguns aspectos antes de tomar essa decisão, para que não haja prejuízos futuros decorrente de uma ação mal planejada.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.