Preloader Image 1 Preloader Image 2

Política monetária: saiba o que é e como ela afeta sua vida

O nome remete a algo que não tem a ver conosco. Mas isso não é verdade. A política monetária tem tudo a ver com você e com o seu dinheiro. Confira a seguir.

Política monetária
Fonte: Google

Provavelmente você já deve ter ouvido, principalmente nos últimos meses, que o nosso país está passando por um ciclo mais apertado na política monetária. E é muito possível que ao ouvir sobre isso você tenha ignorado, considerando que essa informação nada ter a ver com sua vida, certo?

No entanto, a verdade é que a política monetária do Brasil está presente em todos os lugares. Quando você vai ao supermercado, parcela as compras no cartão ou tem boletos de cobrança para pagar, é ela que está influenciando os preços.

Lembre-se de algum mês em que o orçamento financeiro ficou completamente fora do seu controle. Sua receita foi menor que as despesas. O que você recebia praticamente saia em seguida para pagamento das contas e tomar um café na lanchonete sem que isso causasse danos ao orçamento era impossível.

Agora pense nisso acontecendo mês após mês. Isso gera um desespero em qualquer um, não é mesmo? Contas desequilibradas é algo que ninguém gosta. Com relação a economia do país funciona da mesma forma.

Da mesma forma que uma pessoa precisa ser responsável com o controle de suas contas, o país também precisa manter o equilíbrio do dinheiro circulante, de modo a evitar que a inflação suba e saia do controle, gerando uma bola de neve na economia.

O que é política monetária na prática?

Passado o mês complicado, do exemplo que citamos, você decide gerenciar melhor os seus recursos. Mapeou quanto recebe, quanto gasta, definiu metas de investimentos, entre outras ações.

Da mesma forma que você se organiza, o governo também precisa “fazer a lição de casa”, denominada política econômica – lembrando que a política monetária é uma espécie de pilar da política econômica que é responsável pelo controle da circulação do dinheiro no país.

Por sua vez, a política econômica é toda e qualquer atitude que o governo adota visando garantir o equilíbrio das contas públicas e por consequência evitar que haja problemas que tem potencial de colocar a economia nacional em risco.

A importância do controle da quantidade de dinheiro 

Política monetária
Fonte: Google

Esse controle é importante pelo simples fato que dinheiro de menos ou demais circulando afeta os preços dos serviços e dos produtos que consumimos todos os dias.

Quando um montante alto de dinheiro está circulando, o consumo geralmente aumenta. E quando existe muita procura sem oferta que caminha com o crescimento, naturalmente os preços sobem. Esse efeito é o que todos conhecemos: a inflação.

Então, como a política monetária funciona?

Vale lembrar que o órgão responsável pela política monetária no país é o BC, cujo objetivo é garantir a manutenção do custo e quantidade de dinheiro circulando na medida considerada saudável para o Brasil.

Ele realiza essa manutenção por meio de metas, dados e ferramentas. Vamos supor que você tenha iniciado a organização de suas contas. O primeiro dever é fazer o levantamento de todas as informações financeiras disponíveis para compreender a real situação.

No caso do país a lógica é basicamente a mesma. Para estabelecer uma política monetária, o BC trabalha com dados (e são muitos) para compreender como a economia está para então, definir metas que cooperem para manter as coisas em ordem.

Como a política monetária impacta o nosso dia a dia?

Não pense que as consequências da política monetária no dia a dia das pessoas se resumem a volatilidade dos preços ou dos juros. Se percebermos de perto, veremos que elas vão além disso. 

De acordo com o BC, a política monetária afeta diretamente a tomada de decisão por parte das famílias em relação ao consumo e investimento, a taxa de câmbio, o preço do crédito, além das expectativas.

Conclusão

Vimos que a política monetária é algo que está mais presente em nosso dia a dia do que imaginamos ou, até mesmo, percebemos. Ela está inserida em quase tudo que envolve dinheiro. Sendo assim, a maioria das operações que fazemos, seja na condição de pessoa física ou jurídica, essa politica está presente.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.