Ver relatos de pessoas que estão passando por crises financeiras hoje em dia se tornou algo comum, as necessidades aumentaram, o preço da maioria das coisas que julgamos essenciais para nossa vivência foram nas alturas e a reserva financeira foi ficando para trás.
Nunca sabemos qual é o momento certo para começarmos a poupar dinheiro, entretanto, para aquelas pessoas que decidiram constituir uma família, a reserva é essencial. Afinal, ter um filho já não é barato, imagine dois ou três filhos.
Porém, muitos pais tem dificuldades de fazer essa reserva e se organizar para que possam poupar todo mês durante o crescimento de seus filhos.
Existem vários quesitos a se considerar ao pensar em quanto poupar, como se existe um limite de tempo no qual você deseja gastar o dinheiro, se existe alguma meta de reserva que você quer alcançar, se você pensa em guardar para emergências ou para garantir uma casa ou um carro para seu filho no futuro, se você não quer mexer em hipótese alguma para seus filhos terem acesso bem futuramente.
O importante é começar, seja com 5%, 10% ou 20% da sua renda, o hábito de poupar é um hábito muito benéfico para quem possui uma família, é necessário definir prioridades e tornar o hábito de guardar dinheiro algo que faça parte do seu cotidiano e da sua rotina, não importa quanto irá poupar, pois isso vai de acordo com a realidade do seu lar, o que é mais importante é que você faça uma reserva e defina algumas metas para esse dinheiro.
Obviamente, haverão meses que as contas irão aumentar um pouco e será muito fácil pensar: nesse mês as contas ficaram muito altas, não conseguirei tirar 5% para a reserva. Então, que tal tirar 2%? Talvez você gaste esse dinheiro com algo que não era tão necessário e poupando, ele pode te ajudar futuramente.
Existe algum momento ideal para começar a fazer minha reserva financeira de dinheiro?
Eu diria para você começar a partir de agora tendo uma família ou não, poupar é de extrema importância. Porém, para pessoas que estão constituindo uma família é bom se programar, caso vocês queiram começar a poupar a partir do momento da decisão de ter filhos, é o ideal.
Mas, como os gastos para ter um filho são altos, se organize e comece assim que nascer ou assim que fizer um ano, o importante é fazer a decisão e traçar o momento importante para você e para a sua realidade financeira, o que exige disciplina e organização. Será difícil no começo, afinal, você não tem o hábito de poupar, mas com o tempo se tornará rotina e você pode ir criando metas para aumentar a reserva com o tempo.
Quais dicas podem me ajudar a fazer a minha reserva financeira?
Para fazer uma reserva financeira é necessário muito planejamento e disciplina, você precisará definir algumas metas e prioridades, mas o importante é começar. A seguir te daremos algumas dicas que vão te ajudar a poupar dinheiro com mais facilidade.
Seja organizado com as finanças e contas da família
Tente equilibrar os gastos da família, defina quantos % da renda líquida da família será para contas obrigatórias como luz e água, quantos % serão para alimentação, quantos % serão uma margem para emergências e quantos % irá começar a poupar inicialmente. Caso precise busque por aplicativos ou contas bancárias com Apps que te dê a porcentagem dos seus gastos.
Além de reserva financeira para seus filhos, reserve para você
A ideia da previdência privada é de extrema importância, então tenha em mente que você possa precisar de algum dinheiro extra futuramente. Porém, também defina metas para esse dinheiro, se for previdência privada, defina em quanto tempo poderá acessá-lo. A reserva dos filhos é deles, mas se coloque como prioridade também.
Defina metas para essas reserva financeira
Pense em quanto tempo você irá querer que seus filhos acessem o dinheiro, defina se será para que eles tenham seu carro próprio, se será para que eles comprem sua casa própria, ou se será para que a partir de algum momento a reserva financeira passa a ser deles caso haja alguma emergência ou para que eles prossigam com a reserva.
Faça pesquisas para saber se vai investir ou se vai guardar
A opção mais pensada sempre será a poupança, porém existem outras opções de investimento em que você mesmo pode definir em quanto tempo irá ter acesso ao dinheiro. Inclusive, existem opções mais rentáveis que a poupança. Analise as opções, os riscos e as duas prioridades, converse com pessoas que conhecem a respeito, leia sobre e veja vídeos, o que não vale é perder dinheiro e ficar sem poupar.
Não use o dinheiro da reserva
É de extrema importância definir prioridades, se a finalidade do fundo for o futuro dos seus filhos ou sua previdência privada, então não mexa nesse dinheiro. Defina outra reserva para emergências e guarde esse especialmente para aquilo que almejou. Pense nos investimentos a longo prazo, assim, você não correrá o risco de gastar o seu fundo.
Essas são os algumas dicas que podem te ajudar a poupar agora para garantir o seu futuro e da sua família. Não perca tempo, Comece a planejar sua reserva financeira!
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.