Em 2019, mais especificamente em julho, duas medidas foram anunciadas que autorizavam o saque do FGTS pelos trabalhadores: saque-aniversário e saque imediato – o primeiro permite que o trabalhador faça um saque todos os anos de suas contas.
Basicamente, a opção do saque-aniversário faz com que anualmente o trabalhador possa ter acesso a parte do valor em suas contas e retire parte dele para utilização. Ou seja, a pessoa poderá contar com uma “renda extra” devido a essa autorização.
De acordo com o Ministério da Economia, somente de janeiro a agosto desse ano, foram realizados mais de 10 milhões de saques. No ano passado, registrou-se a movimentação de R$ 8,4 milhões.
Se você tem contas ativas de FGTS e quer saber mais sobre como funciona o saque-aniversário, continue com a leitura desse artigo para descobrir como funciona.
Afinal, o que é Saque-aniversário FGTS?
Criado em 2019 a partir de uma lei, o saque-aniversário é uma nova modalidade onde uma vez por ano os trabalhadores poderão realizar o saque de uma determinada quantia de seu saldo.
Criado em 1960, o FGTS (Fundo Garantidor por Tempo de Serviço) foi anunciado na época como sendo uma espécie de “poupança programada” – um tipo de investimento que tinha prazo de validade e data limite para resgate e que iria ajudar os trabalhadores a manterem o dinheiro guardado.
Naquele período a regra era bastante simples: o valor somente poderia ser sacado em caso de financiamento de imóvel, se o trabalhador aposentasse, recebesse autorização do governo para saque em caráter emergencial e a opção de saque-rescisório. A partir do saque-aniversário a pessoa passa a contar com mais uma opção.
As vantagens do Saque-aniversário FGTS
Como quase em tudo, existem as vantagens e as desvantagens. Contudo, decidimos em apresentar apenas as vantagens nesse texto. O importante é compreender como essas vantagens fazem sentindo para você. Veja abaixo algumas delas:
- Possibilidade de “grana extra”: ter acesso a um valor que é seu, mas que antes não era possível se não fosse a partir das outras condições;
- Além de sacar parte do valor, o trabalhador recebe o que é chamado de parcela adicional.
- Oportunidade de utilizar o valor sacado para investir em outro lugar que possa ter mais chance de rentabilidade.
Vale a pena utilizar o saque-aniversário do FGTS?
A resposta para essa pergunta é um pouco óbvia: depende. Ao escolher o saque-aniversário, o trabalhador poderá investir o valor retirado em outros produtos financeiros que apresentam maior potencial de rendimento.
Outro destino que pode ser dado para esse valor é o pagamento de dívidas antigas ou até mesmo renegociar as que são possíveis – lembrando que tudo deve estar dentro das condições financeiras de cada pessoa.
No entanto, é fundamental considerar que possa haver uma demissão sem justa causa. Nesse caso, como você iria arcar suas despesas. Existe uma reserva de emergência? Sendo assim, sacar pode ser uma alternativa interessante, pois o valor pode render mais em outro lugar, podendo ser usado para diversos objetivos.
Conclusão
O saque-aniversário do FGTS é mais uma opção, dentre outras, que torna o acesso do trabalhador ao saldo de suas contas ativas mais fácil.
A partir dessa possibilidade, a pessoa pode sacar um valor anualmente que servirá para arcar outros compromissos financeiros, renegociar dívidas e até mesmo investir em algum fundo de investimento cujo rendimento seja maior.
Nesse sentido, o saque-aniversário vem sendo uma alternativa utilizada por milhões de brasileiros que antes precisavam esperar ser demitidos para ter acesso ao valor.