Preloader Image 1 Preloader Image 2

Split de Pagamento: o que é e como funciona?

Chega de ter problemas no fechamento de caixa, divisão de pagamentos e em toda gestão financeira do seu negócio! Conheça a ferramenta Split de Pagamento e como ela pode ajudar no seu empreendimento.

Fonte: Google

Se você é empreendedor e ainda não entende como funciona o Split de Pagamento, então você está no lugar certo! No texto de hoje você verá o que é, como funciona e por que essa ferramenta é tão importante para gestão financeira do seu negócio. Afinal, gerenciar pagamentos, além de ser trabalhoso, ainda exige procedimentos bastante complexos em relação a eficiência tributária.

Então, que tal simplificar? Acompanhe a leitura dos blocos a seguir e saiba como adequar essa ferramenta às necessidades do seu negócio, e descubra também quais os benefícios que ela trará para a gestão financeira, automatizando os processos de pagamentos e oportunizando uma experiência mais agradável para seus clientes, parceiros e principalmente para você. Confira!

O QUE É O SPLIT DE PAGAMENTO?

O split de pagamento, que também pode ser chamado de “Split Payment” , trata-se de um conjunto de APIs capaz de integrar programas que não conversam entre si. Portanto, a função da ferramenta é otimizar o gerenciamento financeiro, em uma única plataforma, quando os pagamentos precisam ser divididos entre um ou mais participantes de uma venda.

A ferramenta funciona seguindo as regras personalizadas de acordo com o tipo de negócio, e assim é capaz de padronizar as transações, seja em pagamentos presenciais, boletos ou pagamentos digitais. Ou seja, utilizando o split de pagamento a divisão de valores é feita de forma automática, sem necessidade de intervenções manuais, melhorando o desempenho do negócio.

Quando o assunto é escalabilidade, a ferramenta é capaz de sustentar um bom desempenho, e até mesmo melhorá-lo. Diferente do trabalho manual que, diante de um pico de crescimento nas vendas, pode sofrer dificuldades para manter a gestão nos trilhos quando a demanda é maior. Ou seja, a ferramenta é um recurso tecnológico disponível para facilitar o dia a dia da gestão financeira, de forma eficiente.

VEJA O EXEMPLO

Para ilustrar a explicação do que é o split de pagamento, podemos imaginar a gestão de um salão de beleza, onde o cliente pode realizar diversos serviços no mesmo estabelecimento, como manicure, pedicure, corte e sobrancelha, por exemplo, sendo que cada serviço é realizado por um profissional diferente. No entanto, na hora de acertar os serviços, o cliente realiza um único pagamento, reunindo os valores de todos os serviços realizados, não é assim que costuma funcionar?

Pois bem! É nessa hora que o split de pagamento atua. Pois, a ferramenta realiza de forma automática a divisão dos valores entre os envolvidos. Ou seja, mesmo o cliente realizando um único pagamento, a ferramenta realiza de forma automática e personalizada pelo próprio estabelecimento, a divisão entre os envolvidos na transação, como o próprio salão de beleza, cabeleireiro, manicure, pedicure designer de sobrancelhas e até fornecedores de produtos como esmalte, tintura, etc.

Essa automação é eficiente para o cliente, que realiza o pagamento de vários serviços de uma só vez; para o salão de beleza, que pode gerenciar exatamente quais os serviços foram realizados, quanto foi repassado para cada profissional e fornecedor, e quanto o estabelecimento recebeu pelos serviços realizados; e para os profissionais e fornecedores, que recebem imediatamente pelo serviço realizado. Ou seja, melhor controle financeiro em uma gestão eficiente e automatizada, sem dores de cabeça e trabalho acumulado.

COMO FUNCIONA O SPLIT DE PAGAMENTO?

O split de pagamento conta com serviços que determinam quais as políticas de divisão de valor serão aplicadas sobre uma determinada venda. Nesse sentido, é possível padronizar valores pré-definidos, padronizar comissionamento a partir do percentual de venda, padronizar por tipo de operação e até por número de parcelas. Ou seja, com a ferramenta, o estabelecimento consegue padronizar as regras de recebimento sobre todas as vendas realizadas dentro de uma plataforma.

Na prática, é possível criar as regras de acordo com o tipo de pagamento (débito, crédito à vista, crédito parcelado, pix, boleto etc.), padronizar valores de acordo com o serviço/produto vendido, dividir taxas entre os envolvidos, tudo de forma transparente. Além disso, a ferramenta facilita a gestão tributária, já que os valores são passados diretamente para cada um dos envolvidos, sem que precise passar por uma única conta antes da divisão.

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DA FERRAMENTA

Como vimos, são diversos benefícios que a utilização do split de pagamento pode trazer. Dentre os benefícios, vale a pena destacar a importância da ferramenta para a eficiência tributária. Pois, com ela você pode gerenciar os pagamentos de forma que o dinheiro não passe pela sua conta. Desta forma, você elimina a tributação desnecessária, garantindo maior eficiência nesse quesito.

Outro benefício importante de se destacar é a praticidade dos lançamentos serem realizados de forma automática. Assim, não é preciso realizá-los de forma manual, gastando tempo, talvez a necessidade de um funcionário só para isso, e ainda estaria sujeito a falhas nas operações, gerando problemas. Já com a utilização do split de pagamento, os processos se tornam ágeis e os erros são minimizados..

Também vale ressaltar que o uso dessa ferramenta melhora o controle não só financeiro, como também o controle dos pedidos. Pois, o split de pagamento disponibiliza um suporte para ajudar na identificação dos pagamentos que foram recebidos, e no controle sobre quais os pedidos já foram processados, quais estão em andamento e quais foram cancelados.

AGILIDADE PARA TODOS

Empreendimentos que contam com os serviços do split de pagamento saem na frente, pois a ferramenta proporciona agilidade para todos. Desde o cliente que realiza suas compras/procedimentos e consegue pagar de forma fácil, até os fornecedores, vendedores, profissionais, responsáveis pelo frete e principalmente o estabelecimento, que consegue economizar tempo, dinheiro e proporciona uma experiência melhor para todos. Portanto, se você é empreendedor e ainda não utiliza o split de pagamento, vale a pena experimentar!

Achou o assunto interessante? Que tal compartilhá-lo com seus amigos e familiares através de suas redes sociais? Você também pode conferir outros artigos interessantes em nosso blog. Aqui você encontra conteúdos pensados especialmente para abrir novos caminhos em relação à sua vida financeira. Então, continue navegando e não se esqueça de compartilhar!

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.