Que os aparelhos iPhones, da Apple, são os mais queridinhos, a gente já sabe. Que a qualidade e eficiência deles os colocam entre os melhores, a gente também já sabe. Que eles estão sempre inovando e lançando novos modelos, sabemos. Que o preço dos aparelhos não costuma ser nada barato, também não é uma novidade. Mas, existe algo que talvez você não saiba.
Afinal, o que levou um aparelho iPhone ser vendido por quase 1 milhão de reais? Qual o motivo para essa supervalorização do iPhone? Estamos falando de um caso isolado, ou outros aparelhos também conseguiram essa supervalorização? É o que vamos descobrir hoje. Então, continue a leitura conosco nos próximos blocos e confira mais detalhes.
IPHONE RARO
Um leilão realizado pela LCG Auctions teve como atração um aparelho iPhone, cujo modelo pertence à primeira geração dos aparelhos 4GB, lançado no ano de 2007 pela Apple. O que mais chamou a atenção durante o leilão deste aparelho foi o preço em que ele foi arrematado, que chegou a chegou a chamar bastante atenção por ser absurdamente maior que o preço da época em que foi lançado.
Trata-se do primeiro modelo de aparelhos iPhone, lançado pela Apple, de Steve Jobs, em 2007. O modelo é considerado raro por dois motivos: primeiro porque já se passaram muitos anos, desde o seu lançamento, portanto trata-se de uma relíquia; segundo porque pouco tempo após ser lançado, foi retirado de comercialização. Ou seja, foram poucos modelos como este que circularam por aí.
Isso porque, quando lançado, o modelo foi um total desastre, resultando em um fracasso nas vendas. Por isso, ficou disponível no mercado por apenas 2 meses, sendo rapidamente substituído por um modelo 8 GB, que era, na época, de maior interesse para o público, causando um descontinuação na produção e comercialização do modelo 4GB.
VENDA QUASE MILIONÁRIA
De acordo com o preço original do modelo iPhone 4 GB, lançado como o primeiro aparelho iPhone, no ano de 2007, pela Apple, empresa de Steve Jobs, o valor em que o aparelho foi arrematado no leilão LCG Auctions foi 380 vezes maior, em comparação com o valor original, como ele era comercializado na época do lançamento, ficando apenas 2 meses no mercado.
Para sermos ainda mais claros, a venda efetuada em leilão, teve o modelo arrematado por exatos 191 mil dólares. Agora, convertendo para a nossa moeda, o real, esse valor equivale a aproximadamente, 910 mil reais, chegando a quase R$1 milhão. Por isso, podemos dizer que trata-se de uma venda “quase” milionária, se tratando de reais.
Essa supervalorização do iPhone não tem a ver com suas funcionalidades, mas sim, pela sua raridade. Na época em que o modelo foi lançado, ele era comercializado por cerca de US$500. No entanto, como não chamou muito a atenção do público, visto a baixa capacidade de armazenamento, as vendas foram interrompidas, e os aparelhos retirados de comercialização.
CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DO MODELO
O modelo leiloado, cujo preço contou com uma supervalorização do iPhone, é um aparelho com tela TFT, que possui 3,5 polegadas. A bateria do aparelho é de 1.400mAh. A capacidade de armazenamento, o grande motivo para o fracasso nas vendas, é de apenas 4 GB, que ao bater de frente com os demais modelos da época, com 8 GB, acabou “ficando para trás”.
As câmeras de celulares daquela época eram bem simples. O modelo, por exemplo, conta com uma câmera com apenas 2 MegaPixels. Além disso, naquele tempo não havia conexão 3G, por isso o aparelho conta com conectividade ainda em 2G. Porém, um diferencial, é que era um tempo em que os modelos touchscreen eram novidade no mercado.
O LEVOU À SUPERVALORIZAÇÃO DO IPHONE?
Agora que você já sabe que o primeiro modelo iPhone foi arrematado em leilão por quase 1 milhão de reais, não significa que qualquer pessoa que tenha em casa o mesmo modelo possa conseguir uma quantia tão grande assim, ao colocá-lo para venda. Isso porque, algumas características foram cruciais para a venda supervalorizada do aparelho.
No caso do leilão, o aparelho encontrava-se na caixa original e ela ainda estava lacrada. Ou seja, nunca foi de fato utilizado por ninguém. Aliás, essa é uma característica que conta muito para os colecionadores, e é capaz de supervalorizar absurdamente qualquer produto de relíquia, como é o caso do modelo iPhone arrematado.
Outras questões, como já mencionado anteriormente, como o fato de ser o primeiro modelo de iPhone lançado pela Apple também contou muito na hora dos lances. Além disso, é considerado um modelo raro, não só pelo tempo em que foi lançado, mas também por ter sido pouco comercializado, ficando apenas 2 meses disponível para venda.
MODELOS RAROS
Como vimos, a supervalorização do iPhone arrematado no leilão LCG Auction se deu devido a sua raridade, suas condições impecáveis, e por ser uma relíquia. Mas, além dele, existem outros modelos raros, que também foram adquiridos por preços absurdos. Como é o caso do iPhone de ouro e diamantes, encontrado nos Emirados Árabes, e alguns outros modelos raros.
Achou o assunto interessante? Que tal compartilhá-lo com seus amigos e familiares através de suas redes sociais? Você também pode conferir outros artigos interessantes em nosso blog. Aqui você encontra conteúdos pensados especialmente para abrir novos caminhos em relação à sua vida financeira. Então, continue navegando e não se esqueça de compartilhar!