Preloader Image 1 Preloader Image 2

Swap: saiba o que é e conheça as vantagens e desvantagens

Técnica muito usada por investidores no mercado financeiro, a swap é um termo muito comum no contexto de investimentos e embora pareça assustar pelo nome, ela é uma alternativa muito útil.

Swap
Fonte: Google

Swap é um termo comum no mercado financeiro é significa uma operação financeira em que duas partes realizam uma negociação pautadas, unicamente, na rentabilidade de um ativo.

Considerada uma das queridinhas do mercado de derivativos, a swap assusta mais pelo seu nome, principalmente aos iniciantes nesse mercado, do que propriamente por sua função.

Para quem é mais experiente ou gosta de acompanhar as notícias financeiras sabe que essa técnica não é uma novidade em si. Pelo contrário, ela é bastante comum entre os investidores.

Frequentemente, uma instituição faz um swap, o Banco Central então faz o leilão dos swaps ou um investidor também pode questionar como se monta uma operação assim.

Mas afinal, o que exatamente são swaps? Nesse artigo iremos apresentar o que é isso, as vantagens e desvantagens de modo a deixar mais claro do que se trata essa técnica. Continue a leitura e confira!

O que é swap?

Swap é a nomenclatura de uma técnica muito utilizada no mercado financeiro cujo objetivo é minorar os riscos da carteira de investimentos. A sigla significa algo semelhante a “troca” em inglês e esse significado indica algumas coisas acerca da sua dinâmica.

Sendo assim, estamos falando sobre uma troca real entre dois investidores que baseiam suas negociações na rentabilidade que uma determinada aplicação oferece ao invés de basear no seu valor real.

Portanto, swap é quando as duas partes envolvidas em uma operação negociam investimentos futuros a partir de critérios determinados previamente. Não é por caso, que o uso da swap se tornou bastante comum em posições que taxas de juros, commodities e moedas estão presentes.

Vantagens e desvantagens de utilizar essa técnica

Swap
Fonte: Google

Vale lembrar que quando falamos de estratégias financeiras falamos de prós e contras, logo, com a swap não é diferente. No intuito de ajudar quem deseja conhecer um pouco mais swap, separamos duas vantagens e duas desvantagens para ajudar no momento de tomada de decisão. Veja a seguir:

Proteção

Iniciamos citando que uma estratégia de swap propicia uma segurança extra. Para empresas nacionais que realizam importação de produtos, qualquer alta na moeda estrangeira é capaz de gerar um desequilíbrio as contas

Facilidade

Uma outra vantagem ao inclui swaps nas estratégias de investimento é essa operação é uma forma mais ágil de fazer a realocação de capital investido. Isso ocorre porque não é necessário que o investidor se preocupe em fazer o resgate do dinheiro outrora investido e aplicá-lo em outro destino.

Timing

Como diz o ditado: nem tudo são flores. Isso também se aplica a esse contexto. Existem desvantagens que precisam ser entendidas pelas por aqueles que pretendem realizar essa técnica. Um dos maiores riscos da estratégia será errar na análise do mercado e acabar tocando ativos em um momento não muito favorável.

Taxas e juros

Por fim, é importante estar atento as taxas e juros que faz parte desse tipo de operação. Mesmo que não haja cobrança de custos comuns de ser cobradas de um investimento, é importante avaliar os indexadores da aplicação que deseja trocar.

O swap serve para quem?

Geralmente o swap é indicado para quem é investidor individual, empresa ou até mesmo traders que estão procurando formas de prover mais proteção a seu patrimônio do risco de desvalorização.

Sendo assim, essa técnica pode ser uma alternativa viável especialmente por apresentar um caminho mais fácil para fazer novas alterações em uma carteira de ativos e assegurar as melhores rentabilidades.

Sempre frisando também que independentemente da estratégia adotada para atuar na bolsa, é preciso respeitar o perfil de investidor mais alinhado com a pessoa e dos objetivos estabelecidos.

Conclusão

É fato que como operação financeira a técnica swap pode contribuir muito para a melhoria e segurança dos resultados para os investidores. A swap sugere a troca da taxa de rentabilidade de uma determinada aplicação por um outro índice ou até mesmo valor de referência mercado.

Por conta disso, o swap acaba sendo considerado uma estratégia muito viável em diferentes eventos, desde que observado bem se esta é a melhor estratégia para o seu momento.

Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos, em suas redes sociais e ainda com os seus familiares. Não esqueça de ler outros artigos sobre o assunto aqui no blog relacionados a finanças, investimentos, empréstimos, bancos digitais e cartão de crédito.

Written By

Copywriter / Redator e especialista em finanças, conhecido por artigos concisos e informativos sobre investimentos e gestão de patrimônio. Com experiência em simplificar tópicos complexos, Roberto capacita os leitores a tomar decisões financeiras acertivas.