Muitas pessoas sonham em viver de renda. A ideia de parar de trabalhar de modo formal e ainda conseguir obter uma renda mensal com alguma tranquilidade se torna o alvo de muita gente.
Embora isso não seja algo impossível, esse estilo de vida é algo que requer atenção, paciência e dedicação. A lei da semeadura continua valendo para isso também: primeiro se planta para depois colher.
É importante que a pessoa que objetiva isso tenha inteligência para criar um plano de ação e desenvolver as estratégias. Ter uma noção clara daquilo que se pretende para o futuro e em qual prazo. Quando o objetivo é construir patrimônio, é necessário que haja esforço antes de obter a recompensa.
Se o alvo é acumular patrimônio após o acúmulo de recursos no longo prazo, é fundamental que uma série de medidas que irão favorecer a caminhada nesse sentido sejam tomadas para que não haja desperdício de tempo.
Mas afinal, o que é viver de renda?
Parece um sonho para a maioria das pessoas viver de modo tranquilo sem com isso ter que trabalhar horas e horas, sem chefe e nem uma série de atribuições a cumprir. No entanto, a mesma maioria não saber como fazer e nem por onde começar.
Não é à toa que milhões de brasileiros nutrem a expectativa de que irão ganhar na Mega Sena ou ficarão milionários investindo naquele super promissor fundo de investimento novo que garante juros baixos e rentabilidade alta.
Isso mostra que a procura por atalhos e formas de ganhar dinheiro fácil continua sendo o interesse da maioria desses milhões. Esse desejo pelo caminho mais rápido e fácil acaba sendo maior do que o interesse por fazer uso de investimentos que irão ajudar na realização desse sonho. Mesmo que no começo pareça pouco é importante começar e ser constante ao invés de ficar esperando uma solução rápida e que dependa da sorte.
Planejamento financeiro
As contas estão organizadas e as dívidas pagas? Ótimo! O passo seguinte é procurar aumentar a renda e para isso é preciso um planejamento financeiro. Nessa hora você precisar agir de forma estratégica para saber como irá organizar as finanças de modo que seja possível aplicar bem o recurso que for possível guardar mensalmente.
Para quem quer ficar rico o tripé GANHAR, POUPAR e INVESTIR não é nenhum mistério. Quanto mais a pessoa economiza para investir, maior será o seu patrimônio e mais cedo será possível viver de renda.
Ao fazer um planejamento financeiro, passa a ser possível visualizar mais claramente qual é o mínimo que é necessário para investir e com isso ser independente financeiramente no prazo que ele considera pertinente.
Conclusão
Por meio de um planejamento financeiro somado a investimentos que sejam de longo prazo, viver de renda se torna algo viável e possível. No entanto, essa missão exigirá de quem objetiva viver desse jeito mais do que dedicação, planejamento e estratégia são fundamentais.
Dependendo da eficiência que a pessoa possua no que se refere a economizar, viver de renda se torna algo possível nos próximos 5, 10 ou 20 anos. O foco que essa pessoa tiver será determinante em relação a esse tempo. Quanto mais cedo iniciar, mais cedo poderá obter a colheita do seu plantio.